IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Veja seis dicas para transformar uma vaga temporária em um trabalho efetivo

Do UOL, em São Paulo

09/10/2012 06h00

 

Fim de ano se aproximando, comércio agitado, contratações temporárias à vista. A notícia anima tanto aqueles que estão desempregados como os que pretendem transformar uma oportunidade temporária em um trabalho efetivo.

 

Segundo a especialista em recursos humanos, Cíntia Bortotto, se o profissional demonstra competências desejadas depois de contratado para realizar um trabalho temporário, sempre há espaço para uma contratação. "O profissional será percebido e poderá ter mais chances de conquistar uma vaga efetiva", explica.

 

Para o consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, muitos profissionais perdem oportunidades não pela falta de talento ou conhecimento técnico, mas por suas atitudes. “As pessoas com pouca inteligência emocional têm um autoconhecimento limitado, e esse é o maior problema, pois têm dificuldades em avaliar o impacto que seus comportamentos causam no ambiente”, diz.

 

 

De acordo com o especialista, é preciso que os profissionais percebam qual o efeito de suas ações sobre as pessoas no ambiente de trabalho. “Ser exigente é diferente de ser mal educado, ser gentil é diferente de ser submisso. Para isso, é essencial ficar atento os feedbacks recebidos, seja de um superior, um subordinado ou de colegas”, completa.

 

Mais temporários

 

Segundo pesquisa encomendada pela Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário) e pelo Sindeprestem (Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário de São Paulo), a previsão para o fim de ano é de que sejam abertas 155 mil vagas temporárias em todo o país. O número representa um aumento de 5,5% em relação a 2011.