IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Carteira de trabalho informatizada chega a todo o Brasil, segundo Ministério

Do UOL, em São Paulo

05/11/2012 16h26

Com a chegada a São Paulo, o processo de emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) informatizada passa a abranger todo o território nacional, segundo a assessoria do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

A expedição das carteiras começou por Bauru e, até o fim de 2012, chegará aos municípios de Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Araçatuba, Araraquara e Andradina.

 

Fraudes

 

Agora, a carteira possui capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, além de ser confeccionada em papel de segurança e trazer plástico auto-adesivo inviolável, que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo.

 

Todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão.

 

O objetivo das mudanças é dificultar rasuras e evitar fraudes contra o FGTS (Seguro-Desemprego, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e os benefícios previdenciários.

 

Emissões

 

A carteira informatiza já é emitida exclusivamente em 10 Estados. Em junho de 2012, o destaque com 100% de emissão foi para Bahia, com 238.167 novas carteiras; seguida do Rio Grande do Sul, com 179.997; e Santa Catarina, com 112.906.

 

Em cinco estados, a emissão de carteiras informatizadas é maior que a manual, com destaque para Minas Gerais, com 93%; e Espírito Santo (80%).