IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Bancários protestam na avenida Paulista contra projeto da terceirização

J. Duran Machfee/Estadão Conteúdo
Imagem: J. Duran Machfee/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

07/05/2015 15h44

Bancários e sindicalistas protestaram no final da manhã desta quinta-feira (7) na avenida Paulista, em São Paulo, contra o projeto de lei 4330, que regulamenta a terceirização.

Cerca de 200 pessoas participaram, segundo o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, ligado à CUT (Central Única dos Trabalhadores), que organizou a manifestação.

Elas caminharam pela avenida carregando cartazes contra os deputados que votaram a favor do projeto, que agora está no Senado. Em seguida, seguiram em direção à praça da Sé, onde ocorrem protestos de professores.

Projeto de lei é criticado por sindicalistas

O projeto de lei 4330 permite que empresas terceirizem atividades-fim, além das atividades-meio. Assim, um banco poderia terceirizar os bancários, e não apenas serviços de limpeza e segurança, por exemplo, como acontece hoje.

Centrais sindicais são contra o projeto, porque consideram que ele precariza o trabalho e retira direitos dos empregados.Segundo estudo divulgado pela CUT no mês passado, os trabalhadores terceirizados recebem 25% menos em salários, trabalham 7,5% (3 horas) a mais que outros empregados e ainda ficam menos de metade de tempo no emprego.