Teste: saiba quais concursos públicos combinam mais com seu perfil

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

Salário, benefícios e estabilidade. Esses são os motivos mais comuns que levam profissionais a entrarem no mundo dos concursos, sonhando com um cargo público. A escolha, porém, nem sempre é fácil. As ofertas de carreiras são variadas, e a opção errada pode gerar frustração.

Para aqueles que estão em dúvida, ou querem ter mais certeza sobre qual carreira pública seguir, a Concurso Virtual, empresa do UOL Educação, desenvolveu o Aponta Concursos, um teste vocacional gratuito específico para quem quer entrar no serviço público. É possível fazer o teste na página http://zip.net/bbrJDN (endereço encurtado).

De acordo com a empresa, ele leva cerca de 15 minutos para ser preenchido. Ao final, a pessoa tem acesso a seu perfil profissional e psicológico, e indicações de possíveis concursos que combinam mais.

"Eu lido muito com servidores que estão frustrados. Essa frustração é resultado de participar de um concurso sem um mínimo de cuidado", afirma o juiz federal e colunista do UOL William Douglas, que fez parte da equipe que desenvolveu o teste.

Segundo Marcelo Marques, diretor de marketing do Concurso Vistual, o teste foi desenvolvido por uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, entre psicólogos, especialistas em concursos, programadores e profissionais de marketing, e demorou três anos para ficar pronto.

"Nossa equipe consulta, todos os dias,  diversas fontes, como sites especializados e portais governamentais", afirma. "Depois do cadastramento de um novo edital de concurso no sistema, entra em cena o profissional de psicologia que avalia os requisitos e exigência dos cargos, de acordo com os parâmetros do teste, para gerar o resultado".

Desemprego aumenta interesse por concursos públicos

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos