Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Governo irlandês oferece bolsas de 10 mil euros para graduação e pós

Em 2018, o programa contemplou 12 estudantes brasileiros, que estudaram em Dublin (foto) e outras cidades - Getty Images
Em 2018, o programa contemplou 12 estudantes brasileiros, que estudaram em Dublin (foto) e outras cidades Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

06/01/2023 15h59

O governo da Irlanda está recebendo inscrições para o programa de bolsas Government of Ireland - International Education Scholarship. O programa de bolsas para estudar na Irlanda cobre integralmente os custos de estudo, mais custos de vida, de estudantes de graduação e pós-graduação que queiram estudar na Irlanda, e as inscrições vão até 24 de março.

O bolsista receberá o valor de 10 mil euros para arcar com custos como transporte, moradia e alimentação durante sua estadia na Irlanda. Além disso, a bolsa custeará integralmente os estudos do bolsista, incluindo o valor do curso e outras taxas administrativas da universidade escolhida. No total, o governo pretende conceder até 60 bolsas.

A bolsa é válida por um ano. No caso dos alunos de graduação, ela é voltada para o ano final da graduação. Nos casos de mestrado ou doutorado, ela contempla um ano dos programas, incluindo programas de pesquisa. Estudantes de qualquer área podem se candidatar.

Em 2018, esse programa de bolsas contemplou 12 estudantes brasileiros. E entre 2012 e 2017, foram 51 bolsas concedidas a estudantes brasileiros.

Como se candidatar

Para se candidatar à bolsa, é necessário já ter uma oferta de matrícula em uma instituição de ensino superior irlandesa. Mais detalhes sobre as instituições que podem conceder a bolsa podem ser vistos no edital do programa.

Segundo o edital, os candidatos ideais para a bolsa são aqueles que demonstrarem excelência acadêmica, excelentes habilidades de comunicação, engajamento em atividades extracurriculares (incluindo trabalho humanitário, atuação política, artes ou esportes) e que souberem argumentar de maneira consistente sobre os motivos pelos quais merecem receber a bolsa para estudar na Irlanda.

O candidato deverá enviar seu histórico acadêmico, duas cartas de recomendação e um personal statement explicando como a experiência de intercâmbio para a Irlanda poderá contribuir tanto para seus estudos quanto para seu país de origem.

As inscrições ficam abertas até o dia 24 de março, e podem ser realizadas por meio deste link. A data-limite para divulgação dos resultados é 1 de junho.

*O texto "Governo irlandês oferece bolsas integrais para pós na Irlanda" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
A versão original da reportagem, publicada em UOL Economia e destacada na Home Page do UOL, exibia foto que mostrava a cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte. A imagem foi substituída por uma fotografia de Dublin, capital da Irlanda.