Topo

Dinheiro da restituição do IR não deve quitar dívidas, diz educador

Carlos Iavelberg

Do UOL Economia, em São Paulo

15/06/2011 06h00

Mais de 1,5 milhão de contribuintes vão receber a restituição referente ao primeiro lote do Imposto de Renda 2011 (ano-base 2010) nesta quarta-feira (15). Ao todo, será devolvido R$ 1,9 bilhão, o que dá uma média de R$ 1.260 por pessoa.

 Mas o que fazer com esse dinheiro? Investir? Pagar as dívidas? Comprar uma televisão nova?

Contrariando o que diz a maioria dos especialistas, o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro “Livre-se das Dívidas”, é contra o uso desse dinheiro para quitar débitos.

Para ele, ao fazer isso, a pessoa endividada está atuando sobre o efeito do problema (a dívida), e não sobre a causa dele (como ela contraiu o débito e depois não conseguiu quitá-lo).

Segundo Domingos, mesmo endividada, a pessoa deve guardar esse dinheiro extra e fazer uma reestruturação financeira para conseguir zerar a dívida com seus rendimentos regulares. Só assim, de acordo com o educador, ela vai criar o hábito de poupar no futuro.

“Quem estiver com financiamentos ou dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito deve estabelecer uma estratégia para eliminar o problema. Essas dívidas devem ser as primeiras a serem combatidas, já que as taxas de juros são mais altas do que a lucratividade de qualquer aplicação segura”, afirma.

Já a contadora Dora Ramos não é contra o uso do dinheiro da restituição para o abatimento de dívidas.

“Às vezes, eliminar velhas dívidas é mais importante do que criar uma reserva. Por isso, identifique quais têm sido os gargalos do seu orçamento mensal e faça aportes para eliminar pendências. Preferivelmente, já se programe de forma que no final do ano não tenha que usar o 13º salário para essa mesma finalidade”, diz.

VEJA ALGUMAS OPÇÕES DO QUE FAZER COM O DINHEIRO DA RESTITUIÇÃO

Clique para acessar conteúdo externo

DÍVIDAS - O senso comum diz para você usar esse dinheiro extra para saldar as dívidas. O educador financeiro Reinaldo Domingos, porém, é contra. Em sua opinião, as pessoas devem guardar esse dinheiro e reestruturar suas finanças para quitar a dívida. Já a contadora Dora Ramos afirma que "eliminar velhas dívidas é mais importante do que criar uma reserva"

Clique para acessar conteúdo externo

POUPANÇA - Se você decidiu não pagar as dívidas ou não tem nenhuma, aplicar na poupança pode ser uma boa opção. Segundo Domingos, essa é uma alternativa simples de investimento para quem quer usar o dinheiro em até um ano

Clique para acessar conteúdo externo

RENDA FIXA - Para quem não precisa do dinheiro da restituição no curto e médio prazos, investir em renda fixa é uma boa opção. "Com prazos maiores para que o retorno seja interessante, essa modalidade exige mais planejamento, para evitar que você não tenha desfalques no orçamento do mês"

Clique para acessar conteúdo externo

TESOURO DIRETO - Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, se a pessoa só precisar do dinheiro no médio prazo (comprar um carro daqui a três anos, por exemplo) investir no Tesouro Direto é uma boa opção

Clique para acessar conteúdo externo

PREVIDÊNCIA PRIVADA - Para quem quer retorno no longo prazo, os especialistas indicam investir em uma previdência privada. "Muitas vezes, há pessoas que encaram esse investimento de longo prazo como algo supérfluo, mas a cada dia ele se torna mais necessário", afirma Ramos
  • Fonte: Educador financeiro Reinaldo Domingos e contadora Dora Ramos

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dinheiro da restituição do IR não deve quitar dívidas, diz educador - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia