5º lote da restituição do IRPF 2023: quando será liberada consulta e pago?
Após o pagamento do quarto lote de restituições do Imposto de Renda, na última quinta-feira (31), a Receita Federal agora se prepara para a quinta rodada de repasses. A consulta dos contemplados no quinto lote deve ser aberta uma semana antes do pagamento, no dia 22 de setembro.
Quem está incluso no quinto lote?
Para saber se ainda vão receber a restituição do Imposto de Renda 2023, os contribuintes podem conferir o status do pagamento no site da Receita Federal, acessando o endereço: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/
Como o 5º lote de restituições é o último do IRPF neste ano, caso a sua consulta marque o status como "em fila de restituição", é provável que você receba o valor em setembro.
Consulta completa e pendências
Além disso, os contribuintes têm a opção de fazer uma consulta completa sobre a situação da declaração e verificar a existência de pendências. Isso pode ser feito conferindo o extrato de processamento no sistema e-CAC. O site também informa a natureza da pendência e quaisquer informações incorretas.
O pagamento das restituições está programado para ocorrer em 29 de setembro, na conta bancária indicada durante a declaração. Caso ocorra alguma situação que impeça o crédito, os contribuintes têm a possibilidade de reagendar o pagamento de forma rápida e fácil pelo Portal BB.
Essa ação pode ser realizada acessando o seguinte link: https://www.bb.com.br/irpf, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB por meio dos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Calendário de pagamento das restituições do IRPF
- 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
- 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
- 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
- 4º lote: 31 de agosto (6.118.310 contribuintes; já pago);
- 5º lote: 29 de setembro
Critérios de prioridade para recebimento da restituição
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Utilização da declaração pré-preenchida e/ou opção por receber a restituição via Pix;
- Demais contribuintes.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.