Imposto de Renda 2024: como declarar saque do FGTS
Marcela Schiavon
Colaboração para o UOL, em São Paulo
20/03/2024 04h00Atualizada em 14/05/2024 18h05
Ter recebido o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) no ano passado, por si só, não te obriga a declarar o Imposto de Renda 2024. No entanto, quem precisa fazer a declaração e sacou o dinheiro do fundo de garantia deve informar o valor na ficha de rendimentos.
A exigência vale para quem fez o saque-aniversário, retirou recursos do FGTS para compra de imóvel, fez o saque após demissão ou por qualquer outro motivo que permita a retirada do dinheiro.
Relacionadas
Como declarar saques do FGTS no IRPF 2024
Os valores sacados do FGTS são isentos da cobrança de imposto, mas devem ser informado na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", seguindo o passo a passo:
- Localize a ficha no menu esquerdo do programa de preenchimento da declaração do IR 2023.
- Em seguida, clique em "Novo".
- Na nova janela, escolha o "Tipo do Rendimento" pelo código 04 (Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS).
- Depois, escolha o "beneficiário", que pode ser o "titular", se a conta do FGTS for sua, ou "dependente", se o saque foi feito do FGTS de um de seus dependentes.
- Informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora. No caso do FGTS, a fonte é a Caixa Econômica Federal (CNPJ 00.360.305/0001-04).
- Informe o valor total do saque em 2023.
- Conclua o preenchimento da ficha clicando em "OK".