Imposto de Renda 2024: Veja como declarar dinheiro na poupança

Se você tem dinheiro guardado na poupança, precisa declarar este valor. A Receita Federal exige que as poupanças com saldo superior a R$ 140,00 em 31/12/2023 devem ser declaradas. Isso vale tanto para as contas em nome do contribuinte como em nome dos dependentes, como os filhos.

Veja onde declarar a poupança

É necessário informar um "grupo" e um "código" para cada bem ou investimento na ficha de "Bens e Direitos".

  • A poupança entra no grupo "04 - aplicações e investimentos" e no código "01 - depósito em conta poupança".
  • Localize a ficha "Bens e direitos" no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2022.

Se você já tinha a poupança em 2022 e continuou com ela no ano passado, basta localizá-la na lista de bens dentro da ficha e clicar em cima dela para atualizar os dados.

  • Ao fazer a importação da declaração de 2023 para o programa da declaração de 2024, alguns bens já tiveram seus grupos e códigos atualizados automaticamente.
  • Se você já tinha poupança declarada no IR 2023, é importante você conferir se o grupo e o código estão corretos. Eventualmente podem acontecer erros na importação dos dados do programa anterior para o atual.
  • A partir daí, o processo é igual ao das declarações de anos anteriores.

Se você abriu a poupança em 2023, então clique em "Novo" para criar uma ficha para a nova poupança.

  • Informe se a conta é sua (titular) ou de algum dos seus dependentes. Em "localização", selecione "105-Brasil".
  • Informe o CNPJ do banco onde você abriu a conta. Essa informação, bem como os saldos e rendimentos da poupança, você encontra no informe de rendimentos que deve ser disponibilizado pelo banco no site ou aplicativo onde você acessa sua conta.
  • No campo "discriminação", informe que se trata de uma poupança, em qual banco ela está, agência e o número da conta. Se for conta conjunta, informe nesse campo o nome do outro titular e CPF.
  • Repita o banco, agência e o número da conta no campo específico que aparece logo abaixo da discriminação.
  • Nos campos "situação em 31/12/2022" e "situação em 31/12/2023" informe os saldos nas duas datas. Se você abriu a poupança no ano passado, deixe o campo "situação em 31/12/2022" com valor zero.
  • Se a conta poupança for conjunta, cada pessoa deve informar na respectiva declaração o saldo correspondente à sua parte nos campos de saldos em 31/12/2022 e 31/12/2023.
  • Se não for possível definir o valor de cada um, ou se não estiver claro quanto pertence a cada titular, então informe metade do saldo em cada declaração.
  • Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.

Repita o processo acima para todas as poupanças mantidas em seu nome ou dos dependentes com saldo acima de R$ 140,00.

Não se esqueça de informar os rendimentos

Além de preencher os dados e o saldo da poupança, é necessário informar o rendimento acumulado pela aplicação no ano passado. Porém, os rendimentos entram em outra ficha da declaração, de "rendimentos isentos".

Continua após a publicidade

A Receita Federal criou um "atalho" para informar os rendimentos a partir da ficha de "Bens e Direitos". Após informar os saldos da aplicação em 2022 e 2023, você encontrará logo abaixo o botão "rendimentos". Clique nele e o programa irá abrir automaticamente uma janela na ficha de "rendimentos isentos".

Outro caminho é acessar a ficha de "rendimentos isentos e não tributáveis" pelo menu do lado esquerdo da tela do programa. Se optar por esse caminho, clique em "Novo". Em seguida, selecione em "tipo de rendimento" o código "12-Rendimentos de caderneta de poupança".

Informe se a poupança é sua (titular da declaração) ou de um de seus dependentes.

No campo "CNPJ da fonte pagadora" coloque o CNPJ do banco onde a conta foi aberta. Da mesma forma, informe o nome do banco no campo "nome da fonte pagadora". Em seguida, no campo "valor" informe o total de rendimentos da poupança em 2023, conforme consta no informe de rendimentos fornecido pelo banco. Clique em "OK" para concluir o preenchimento.

Deixe seu comentário

Só para assinantes