Livros: Janot e outras obras da política nacional
Um dos principais assuntos dos últimos dias foi o lançamento do livro do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Bem, o livro dele está nesta lista junto com outras importantes obras para entender a política do Brasil. Veja.
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon Nada menos que tudo
Temido e odiado por políticos de todos os partidos, aclamado como herói nas ruas, o ex-procurador-geral Rodrigo Janot é uma figura central da história contemporânea brasileira. Neste livro, ele faz revelações importantes sobre grandes nomes da política brasileira, como Lula, Dilma, Temer, Aécio, Cunha, Serra, Collor, Genoíno, Sarney, Renan, Jucá, entre outros.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon Os Onze: O STF, seus bastidores e suas crises
Desde o julgamento do Mensalão, o Supremo Tribunal Federal viu-se no centro do debate nacional. Seus integrantes se tornaram amplamente conhecidos e, também por isso, passaram a usar a opinião pública como fundamento para seus votos. Conheça neste livro os bastidores dos turbulentos anos de uma das maiores crises políticas e econômicas que o país já viveu.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon O cadete e o capitão: A vida de Jair Bolsonaro no quartel
Jair Bolsonaro tornou-se uma figura pública em 1986, quando assinou na revista Veja um artigo em que reclamava do baixo soldo pago aos militares. Um ano depois, a mesma revista revelava um plano de Bolsonaro de estourar bombas em locais estratégicos do Rio de Janeiro. Neste livro, o autor reconstitui um episódio decisivo não apenas para a trajetória do presidente eleito em 2018, mas também para a redemocratização e o jornalismo no Brasil.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon Mito ou verdade: Jair Messias Bolsonaro
Neste livro, Flávio Bolsonaro descreve o pai Jair Messias Bolsonaro. Ele explora a vida de Jair como filho, militar, politico, amigo.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon O que será: A história de um defensor dos direitos humanos no Brasil
Neste livro, Jean Willys, o único homossexual assumido no Congresso por quase dez anos, divide com o leitor um relato comovente e sincero sobre sua trajetória e suas escolhas.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon Década perdida: Dez anos de PT no poder
Este livro trata dos dez primeiros anos do Partido dos Trabalhadores no poder, de janeiro de 2003 a dezembro de 2012. Analisa, os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os dois anos iniciais da gestão de Dilma Rousseff.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon Lava Jato
Neste livro, o jornalista Vladimir Netto acompanha as investigações da Lava Jato desde seu início, em março de 2014, e, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos que expuseram o maior escândalo de corrupção do país.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon A Outra História da Lava-Jato
Em 416 páginas, jornalista Paulo Moreira Leite descreve com olhar atento as conexões, nem sempre evidentes, entre Justiça e política. Neste livro, Leite define a investigação sobre corrupção na Petrobrás como uma apuração necessária sobre uma empresa que é orgulho dos brasileiros, mas aponta para seu caráter seletivo, que permite que seja usada para fins políticos.
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon Democracia em risco?: 22 ensaios sobre o Brasil hoje
Coletânea de artigos que busca reagir a uma constatação: as eleições de 2018 são um marco no curso da história de nosso atual regime democrático, iniciado com a promulgação da Constituição de 1988. Será que a democracia sobreviverá?
-
Imagem: Amazon Imagem: Amazon Sobre lutas e lágrimas: Uma biografia de 2018
Nesta obra, o jornalista Mário Magalhães apresenta um retrato do Brasil de 2018. Os protagonistas são Marielle Franco, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. O autor articula de forma magistral acontecimentos e personagens como: a caçada irracional a macacos considerados transmissores da febre amarela, a intervenção militar no Rio de Janeiro, o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a prisão de Lula, a paralisação dos caminhoneiros.