Charles se envergonhava de seu erro. "Não foi bem um acidente", disse à época, tentando disfarçar o sentimento de culpa. "Nós atravessamos o final da pista, infelizmente. Não é algo que recomendo", afirmou. Além do constrangimento, os prejuízos estimados à época eram de US$ 1,6 milhão. Em julho de 1995, no dia que o relatório final sobre o acidente foi divulgado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, Charles anunciou que não iria mais pilotar aviões e helicópteros. O motivo foi, justamente, ter causado a colisão da aeronave no ano anterior. O monarca foi isento da culpa, mas o comandante do avião e o navegador do voo foram acusados de negligência, pois não teriam alertado Charles sobre o vento de cauda e que os parâmetros para o pouso estavam incorretos. Em um documentário do Channel 5 produzido anos depois, o comandante Graham Laurie assumiu toda a responsabilidade pelo acidente. "Eu deveria tê-lo feito arremeter e fazer outra aproximação, mas, na verdade, eu disse a ele [Charles] para pousar. Então ele fez exatamente o que foi dito para ele fazer", disse o piloto no programa. Momento delicadoIntitulado "Charles, O Homem Particular, O Papel Público", a produção sobre a vida do então príncipe que foi transmitida no dia do acidente, embora vista como favorável à sua imagem, trazia Charles assumindo que traiu Diana. Essa revelação confirmava que o rei já mantinha um relacionamento paralelo com a atual rainha consorte, Camilla Parker Bowles. Quatro meses antes, em fevereiro, Charles viajou à Nova Zelândia, país integrante da Comunidade das Nações (Commonwealth), do qual hoje é considerado o chefe de Estado. Na visita ao país, um idoso se aproximou abruptamente de Charles e sacou um objeto metálico, colocando ele sobre a cabeça do monarca. Nesse momento, ele grita "Eu quero remover o fedor da monarquia". O manifestante antimonárquico estava com uma lata de spray contra maus odores, e foi cercado pela segurança real à época. Esses fatores colocavam pressão sobre Charles, e podem ter sido decisivos para o erro na pilotagem, uma vez que Charles era piloto desde a década de 1970. |