Cinco dados importantes sobre a Coreia a del Norte en cinco datos clave
Seul, 26 Fev 2019 (AFP) - O líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontram pela segunda vez esta semana no Vietnã.
A seguir, cinco fatos importantes sobre Coreia do Norte.
Veja também
- 67% -A porcentagem da força de trabalho dedicada ao setor da agricultura, segundo dados da Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (FAO).
- 120.000 - Quantidade de pessoas presas arbitrariamente em quatro campos de detenção política, segundo o relatório mundial da Anistia Internacional de 2017-2018.
As condições de prisão não respeitam os padrões internacionais e os presos estão submetidos a trabalhos forçados e outros maus-tratos, segundo a mesma fonte.
- 15% -Percentagem de habitantes que têm uma assinatura de telefonia móvel, de acordo com dados da União Internacional de Comunicações (ITU) de 2017 (a última disponível).
No entanto, nos últimos anos, houve um aumento no uso de telefones celulares em Pyongyang. Segundo a UIT, é o segundo menor nível do mundo, atrás da Eritreia.
A Coreia do Norte também aparece como penúltimo país (também seguida pela Eritreia) na lista de 2015 do Comitê para a Proteção de Jornalistas de países com mais censura.
- Seis -Número de testes de armas nucleares realizados pela Coreia do Norte desde 2006, mais recentemente em setembro de 2017.
Todos foram realizados em sua única instalação de testes nucleares, em Punggye-ri, perto da fronteira chinesa.
Pyongyang diz que foi destruída em maio de 2018, mas observadores internacionais não conseguiram provar isso.
- 1.300 dólares -Renda Nacional Bruta (RNB) per capita na Coreia do Norte em 2017, de acordo com o Banco da Coreia (BOK).
Permaneceu estável em relação ao ano anterior.
Em comparação, o RNB per capita no Sul foi 23 vezes maior, em torno de US$ 30.000.
A economia da Coreia do Norte contraiu 3,5% em 2017, seu pior resultado em duas décadas, segundo o BOK. Em 2016, cresceu 3,9%.
br/kjk/aph/gle/amu/dan/sgf/zm/cn