Topo

Aena, Zurich e Aeroeste ganham licitações de 12 aeroportos brasileiros

15/03/2019 19h51

São Paulo, 15 Mar 2019 (AFP) - O grupo espanhol Aena venceu nesta sexta-feira (15) o leilão para administrar seis aeroportos no nordeste do Brasil, após uma intensa disputa na qual o suíço Zurich conseguiu a licitação de dois aeroportos no sudeste, e o consórcio brasileiro Aeroeste, de outros quatro no centro-oeste.

As ofertas dos três vencedores dos 12 terminais totalizaram 2,377 bilhões de reais, mais de dez vezes a quantia mínima exigida (de 219 milhões de reais) neste primeiro grande teste dos planos de privatização e concessão do governo de Jair Bolsonaro.

Veja também

As concessões têm prazos de 30 anos durante os quais os administradores deverão investir um total de 3,5 bilhões de reais. Nesta sexta, 9,5% do mercado doméstico de aeroportos foi leiloado.

Bolsonaro comemorou, no Twitter, a "grande vitória" que "demonstra a confiabilidade que o Brasil começa a resgatar do mundo todo depois um longo período de destruição e rebaixamento de nossa economia".

Nove grupos concorreram na rodada organizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na Bovespa.

O interesse dos investidores "é uma grande demonstração de confiança no país", comemorou o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

Aena, número um mundial de gestão de aeroportos, ficou com o lote mais atraente, o do nordeste, que inclui terminais em Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro do Norte, João Pessoa e Campina Grande.

Para isso, precisou de um lance de 1,9 bilhão de reais - 1.010% mais alto que o valor inicial, de 171 milhões.

A Zurich levou os aeroportos de Vitória, no Espírito Santo, e Macaé, no Rio, por 437 milhões de reais, valor 830,15% mais alto que os 47 milhões de saída.

O consórcio Aeroeste - formado pelos grupos Socicam e Sinar - conseguiu os terminais de Cuiabá, Sinop, Rondópolis e Alta Floresta, todos no Mato Grosso, com um lance de 40 milhões de reais - 4.739,88% superior ao preço inicial de 800 mil reais.

A disputa na licitação foi intensa, com a participação de grandes players do setor, que acabaram sem nada - como a alemã Fraport e as francesas Vinci e ADP.

- 'Desestatização' -Esta rodada inaugurou um modelo de venda por lotes que reúnem terminais de interesse diverso.

O governo prevê duas novas rodadas deste tipo entre 2020 e 2022, que incluirão 42 aeroportos e devem gerar investimentos de 8,7 bilhões de reais ao longo de 30 anos.

O ministro Freitas destacou que o modelo mostrou funcionar bem e anunciou que na próxima segunda serão publicados documentos de estudos para a segunda rodada, com terminais nas regiões sul, norte e centro-oeste.

As ofertas mais atraentes - Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumond, no Rio de Janeiro - ficarão para o último leilão.

As licitações desta sexta-feira também marcam o início da "desestatização", uma das duas ferramentas - ao lado dos cortes orçamentários - com que o ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende recuperar a confiança do mercado e reativar a atividade econômica no país.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aena, Zurich e Aeroeste ganham licitações de 12 aeroportos brasileiros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia