Topo

União Africana avança em direção ao livre-comércio

05/07/2019 15h18

Nairóbi, 5 Jul 2019 (AFP) - A União Africana (UA), reunida em Niamey, vai lançar no domingo a "fase operacional" da Zona de Livre-Comércio Continental (Zlec), projeto crucial para a emancipação econômica da África, que conta com o apoio da maior economia do continente, a Nigéria.

Observadores apontam, contudo, que este acontecimento é uma miragem, já que persistem longas e ásperas negociações sobre a aplicação progressiva da Zlec, que pode incluir potencialmente 55 países e 1,2 bilhão de pessoas, para um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado de mais de 2,5 trilhões de dólares.

Veja também

Na cúpula de Niamey, deve se revelar em que país será estabelecido o secretariado da Zlec - Gana e Esuatini, a antiga Suazilândia, estão entre os candidatos -, mas as "negociações sobre alguns pontos muito importantes ainda não terminaram", destaca Trudi Hartzenberg, diretora do centro jurídico sul-africano Tralac, especialista em temas comerciais.

Este tratado precisa favorecer o comércio no continente, atrair investidores e permitir que os países africanos se libertem da exploração de matérias-primas. A UA estima que o projeto permitirá aumentar em cerca de 60% o comércio dentro do continente africano até 2022.

Críticos do projeto condenam a falta de complementariedade das economias africanas e temem que as importações a preços reduzidos asfixiem os pequenos produtores agrícolas e industriais.

ndy/fal/dp/es/zm/ll

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

União Africana avança em direção ao livre-comércio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia