Topo

Alibaba faz promoção e vende mais de R$ 15,1 bilhões no Dia dos Solteiros

11/11/2014 12h51

11 de novembro (Bloomberg) -- O Alibaba Group transformou um obscuro feriado chinês no maior evento comercial do país. Agora, a empresa quer levar o sucesso do Dia dos Solteiros para o mundo todo com ajuda de marcas estrangeiras, como a Calvin Klein e a Blue Nile.

Essas empresas, junto com a Costco Wholesale, a Origins Natural Resources e a American Eagle Outfitters, participarão pela primeira vez do evento de hoje. A Alibaba vendeu mais de 36,2 bilhões de yuans (US$ 5,9 bilhões ou R$ 15,1 bilhões) em produtos 14 horas depois do início da promoção, o que já supera o recorde do ano passado.

A Alibaba, que há menos de dois meses realizou a maior abertura de capital da história, está usando 27 mil marcas para atrair comerciantes e consumidores internacionais para uma promoção que vende quase três vezes mais que o Cyber Monday. A empresa oferecerá grandes descontos no Tmall e em seus outros sites para incitar os compradores, que poderiam gastar mais de 50 bilhões de yuan, segundo uma estimativa feita pela consultora OgilvyOne Shanghai.

"O dia 11 de novembro é um marco fundamental para a Alibaba", disse Allen Xu, diretor administrativo da consultora. "A companhia utilizou o festival para construir seu domínio como o agente de comércio eletrônico que conecta as empresas aos consumidores na China. Com a abertura da Alibaba, a empresa pretende fazer dela uma marca internacional".

Foram vendidos 36,2 bilhões de yuan em mercadorias até as 13h31, horário de Pequim, disse a Alibaba em publicação na conta do Twitter da empresa. O valor ultrapassa os US$ 5,29 bilhões (R$ 13,5 bilhões) obtidos em vendas online nos EUA desde o Dia de Ação de Graças até o Cyber Monday em 2013, disse a empresa.

O Dia dos Solteiros, uma versão distorcida do Dia dos Namorados, foi inventado na China por estudantes na década de 1990, segundo o jornal "People's Daily", propriedade do Partido Comunista. Quando a data é escrita com algarismos, ela se parece com "galhos desfolhados", que é a expressão em chinês que designa solteiros e solteiras.

Bonança

O Tmall, da Alibaba, começou a promover o dia 11 de novembro como seu maior evento de vendas em 2009. Depois, a concorrência aderiu e a data deixou de ser uma oportunidade para arranjar um parceiro --ou comemorar o solteirismo-- e se transformou numa bonança de compras online.

Transformar o Dia dos Solteiros em um evento internacional poderia servir como um teste para o impulso da Alibaba. Contudo, a empresa não está esperando uma contribuição significativa das vendas mundiais neste ano, disse ontem o diretor operacional Daniel Zhang numa coletiva de imprensa em Hangzhou.

A empresa arrecadou o recorde de US$ 25 bilhões (R$ 64,1 bilhões) na abertura de setembro depois de aumentar a quantidade e o preço das ações à venda.

Grandes descontos

No Dia dos Solteiros, os comerciantes oferecem descontos de até 50% para poder participar e impulsionam as vendas no Tmall e em outras plataformas da Alibaba, como AliExpress e Taobao Marketplace.

Em troca, a Alibaba aumenta o número de visitas nos sites e os serviços de apoio aos vendedores para que eles administrem e promovam suas lojas e processem as entregas e a passagem pelas alfândegas, disse Li Jinlong, diretor da loja online Huiyou E-commerce.

O Tmall conecta as marcas com os consumidores dentro da China e a AliExpress é a plataforma da empresa com foco nos clientes internacionais.

A AliExpress se tornou o maior site de compras na Rússia e no Brasil, embora a empresa não tenha funcionários nesses países, disse, em setembro, seu fundador, o bilionário Jack Ma. O site, fundado há quatro anos, está disponível em inglês, russo e português.

Embora a Alibaba tenha desenvolvido suas operações nos EUA e escolhido Nova York para realizar sua abertura de capital, a companhia está tendo dificuldades para ser reconhecida na maior economia do mundo.

"Independentemente da força que tenha na China, ela é desconhecida nos EUA", disse John Quelch, professor de Administração de Empresas na Faculdade de Administração de Harvard. "Em um mercado como os EUA, ela deve se mover através de aquisições".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alibaba faz promoção e vende mais de R$ 15,1 bilhões no Dia dos Solteiros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia