Topo

Polaris canta vitória na corrida de motocicletas elétricas

Kyle Stock

29/07/2015 15h53

(Bloomberg Business) - Até recentemente, as motocicletas elétricas eram um pouco como os propulsores a jato: não iam muito longe e era quase impossível descobrir onde comprar.

A marca Victory, da Polaris, espera ter mudado isso na tarde da terça-feira, quando revelou sua novíssima motocicleta totalmente elétrica, a Empulse TT. Com a aparência esguia de uma motocicleta esportiva, talvez ela seja o primeiro veículo a bateria a ser produzido por uma fabricante de motocicletas de grande volume. Pelo menos, é a primeira que você vai poder comprar e lhe custará US$ 20.000.

"Há certo valor em ser a primeira do mercado neste espaço", disse Steve Menneto, vice-presidente do departamento de motocicletas da Polaris. "E, fazendo uma analogia com o hóquei, é para onde o disco está indo neste setor".

Alguns motivos explicam porque tudo isso demorou tanto. Uma motocicleta elétrica representa um persistente enigma de engenharia. Para que ela consiga ir longe e rápido, é necessário usar uma bateria grande, cujo peso impossibilitaria que a motocicleta consiga ir muito longe ou muito rápido. Um tanque de gasolina de 3,79 litros, por outro lado, pesa pouco mais de 3 quilos e consegue propulsionar uma motocicleta durante pelo menos 56 quilômetros.

'Bom casamento'

A Empulse chegará no máximo a 177 quilômetros por hora e poderá percorrer entre 96 quilômetros e 128 quilômetros antes de esgotar a bateria, dependendo de como é dirigida e do tamanho do motociclista. Recarregar completamente a máquina leva cerca de 4 horas em uma tomada de 240 volts ou quase 9 horas em uma tomada comum de 120 volts.

Na corrida para atender ao mercado de motocicletas elétricas, a abordagem da Polaris foi comprar, em vez de construir. Em janeiro, ela adquiriu a Brammo, uma das poucas marcas de nicho a fabricar motocicletas elétricas. A Polaris dedicou os últimos meses a modificar a aparência do modelo da Brammo, projetar um novo conjunto de bateria e aumentar a escala da produção em sua fábrica em Spirit Lake, Iowa.

"A Brammo é muito, muito boa em tecnologia elétrica e nós somos muito, muito bons em engenharia de motocicletas, então esse foi um bom casamento", disse Menneto.

Estrada vazia

Na verdade, já existem motocicletas elétricas nas estradas, mas nenhuma delas leva um emblema que seria reconhecido em um típico bar de motociclistas. Elas tendem a entrar em duas categorias: supermotocicletas raras, com preços estonteantes, e marcas de nicho, sem muito impulso de marketing.

O player com o maior volume atualmente é a Zero Motorcycles, uma empresa californiana de capital fechado que fabricou apenas 1.300 unidades no ano passado. A LS-218, da Lightning, talvez seja a motocicleta de produção mais rápida que existe, mas no momento a empresa só está aceitando o que chama de "reservas", a partir de quase US$ 39.000.

Em breve esse campo já não estará vazio. A Harley-Davidson vem instigando os motociclistas com seu próprio modelo elétrico; há pouco tempo, ela deixou que algumas pessoas dessem uma voltinha com a motocicleta durante um tour publicitário pelos EUA chamado Project LiveWire.

Vitória da Victory

O CEO Matthew Levatich disse que o modelo LiveWire só chegará às concessionárias quando as baterias forem mais leves e seu alcance se estender a cerca de 160 quilômetros, quase o dobro da capacidade atual. Isso vai demorar alguns anos, mas Levatich espera vender um modelo elétrico antes de 2020. Ele disse que a Harley-Davidson não está só interessada em comprar uma fabricante de motocicletas elétricas já existente.

"Vamos fazer isso direito", disse-nos ele durante uma entrevista em Manhattan na segunda-feira. "Queremos que ela seja 100 por cento uma autêntica Harley-Davidson ? sem exceção. As baterias estão ficando cada vez mais leves e eficientes, então agora é uma questão matemática".

A Yamaha, por sua vez, vem exibindo uma motocicleta elétrica em salões de automóveis e promete que ela chegará às concessionárias "em breve" - tanto no formato on-road quanto off-road.

Por enquanto, então, a Victory está na dianteira.

Título em inglês: 'Polaris Declares Victory in the Electric Motorcycle Race'

Para entrar em contato com o autor:Kyle Stock, kstock6@bloomberg.net

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Polaris canta vitória na corrida de motocicletas elétricas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia