IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Snap busca captação de até US$ 3,2 bi em IPO nos EUA

Alex Barinka

16/02/2017 12h25

(Bloomberg) -- O Snap busca levantar até US$ 3,2 bilhões em sua oferta pública inicial naquela que poderia se transformar na terceira maior abertura de capital de uma empresa de tecnologia da última década.

A produtora do Snapchat, aplicativo que possibilita o compartilhamento de fotos que desaparecem, está oferecendo 200 milhões de ações Classe A por US$ 14 a US$ 16 cada, segundo comunicado desta quinta-feira. No topo da faixa, as ações dariam à empresa um valor de mercado de cerca de US$ 18,5 bilhões com base no total de ações que estará em circulação após a oferta.

Dos IPOs de tecnologia e comunicações realizados desde 2007, a oferta do Snap deverá ficar atrás apenas da venda de US$ 25 bilhões em ações da Alibaba Group Holding e da captação de US$ 16 bilhões do Facebook. Esta também deverá ser a primeira venda de ações do setor nos EUA neste ano, segundo dados da Bloomberg.

O valor de mercado que o Snap busca ? entre US$ 16,2 bilhões e US$ 18,5 bilhões, dependendo do valor em que as ações forem vendidas ? é inferior ao que a companhia vinha buscando nos preparativos para a listagem. Em novembro, a companhia visava a um valor de mercado entre US$ 20 bilhões e US$ 25 bilhões, disse uma pessoa a par do assunto na época. Um mês antes, a faixa estava mais perto de US$ 25 bilhões a US$ 35 bilhões, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

Sem direito a voto

Desde o ano passado, a sigilosa companhia teve de divulgar detalhes sobre suas perdas e sobre a desaceleração do crescimento de sua base de usuários. O Snap também revelou que as ações vendidas no IPO não terão poder de voto ? uma decisão sem precedentes em listagens nos EUA.

A receita do Snap se multiplicou por seis no ano passado, para US$ 404,5 milhões, contra US$ 58,7 milhões em 2015. O prejuízo líquido aumentou de US$ 372,9 milhões para US$ 514,6 milhões no período.

A próxima ação do CEO Evan Spiegel e de outros executivos da empresa será o roadshow, no qual a direção da empresa viajará a cidades como Los Angeles, São Francisco e Nova York para promover a ação a possíveis investidores.

A direção certamente promoverá o crescimento de receita da empresa, mas o Snap pode enfrentar questionamentos a respeito do crescimento de sua base de usuários, que perdeu força no segundo semestre de 2016. No quarto trimestre, o crescimento médio dos usuários diários ativos caiu para menos de 50 por cento nesse período de três meses pela primeira vez desde pelo menos 2014, segundo o prospecto da venda.