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Após conquistar britânicos com uísque, Suntory aposta no gim

Richard Vines

28/02/2018 12h13

(Bloomberg) -- A Beam Suntory, cujas marcas incluem o bourbon Jim Beam e o uísque escocês Laphroaig, estima que os consumidores de bebidas alcoólicas na Europa estão prontos para um novo produto: um gim japonês feito com flor de cerejeira e outros ingredientes exóticos.

Roku, um gim premium feito com seis espécies botânicas distintamente japonesas, entrou no mercado britânico a 30 libras (US$ 42) por garrafa na popular rede de supermercados Waitrose. Também está disponível em mais de 50 bares em Londres, Manchester, Liverpool, Glasgow e Edimburgo, com planos de expansão em todo o Reino Unido, que anda louco por gim.

O mestre destilador Kazuyuki Torii apresentou sua criação na terça-feira a especialistas em bebidas e a qualquer um interessado em um ou dois gins-tônicas antes do almoço (eu me ofereci para participar da degustação no restaurante Four Degree em Londres).

"Queríamos fazer algo que fosse incomum, mas não estranho", explicou Torii enquanto provávamos cinco tipos diferentes de gim, antes que ele apresentasse o distintivo gim-tônica Roku, servido com gelo e seis fatias cortadas à mão de gengibre fresco.

Roku, que significa seis em japonês, é destilado em Osaka. É feito com flor de cerejeira, folha de cerejeira, casca de yuzu, chá sencha, chá gyokuro e pimenta sansho, que dá um toque picante. Cada espécie botânica japonesa foi colhida de acordo com o conceito de "shun", o que significa que a colheita só é realizada na temporada de maior sabor.

As garrafas hexagonais apresentam uma das espécies botânicas em cada face. O rótulo é impresso em papel japonês tradicional.

E o sabor? O gim Roku é perigosamente leve e suave, com aromas cítricos e uma pitada de especiarias. Há também oito espécies botânicas tradicionais na mistura: bagas de zimbro, coentro, raiz de angélica, semente de angélica, cardamomo, canela, casca de laranja-azeda, casca de limão.

A Suntory espera aproveitar o sucesso dos uísques japoneses no Reino Unido, onde marcas como Suntory Hibiki, Hakushu e Yamazaki estão conquistando adeptos na terra do uísque escocês.

Era possível conseguir uma garrafa do gim Roku no Reino Unido antes, se você estivesse disposto a pagar mais de 60 libras por unidade. No entanto, o lançamento de terça-feira representa um novo foco no mercado britânico. A Waitrose afirma ser o primeiro supermercado do país a oferecer um gim japonês.

Não é difícil perceber por que o Reino Unido atrai a concorrência do exterior. A popularidade do gim está em alta: as vendas no mercado britânico dobraram nos últimos seis anos, de acordo com a Wine and Spirit Trade Association, com sede em Londres. Os consumidores compraram mais de 47 milhões de garrafas no período de 12 meses finalizado em setembro, contra 40 milhões no ano anterior, informou a associação.

"Em relação às marcas internacionais bem-sucedidas de bebidas alcoólicas, os japoneses estabeleceram um precedente com o uísque", diz Emma Reynolds, que possui 40 variedades de uísque japonês em seu restaurante Tonkotsu Mare Street, em Londres. "Não há motivo para que o gim não siga o mesmo caminho."

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