Topo

Samsung vai usar tecnologia de chip da AMD em smartphones

Ian King

03/06/2019 13h51

(Bloomberg) -- A Advanced Micro Devices vai licenciar seus designs gráficos para a Samsung Electronics, permitindo o uso de sua tecnologia em smartphones e tablets da empresa coreana. Enquanto a AMD estreia em um novo mercado, a maior fabricante de smartphones do mundo consegue um diferencial para seus produtos.

O acordo, que se limita aos dispositivos móveis para os quais a AMD não forneceu chips, deve gerar centenas de milhões de dólares em receita de licenciamento para a fabricante de semicondutores dos EUA. Já a Samsung obtém acesso aos designs de uma das duas principais fabricantes de chips gráficos usados em PCs, tecnologia que poderia elevar o desempenho de seus dispositivos.

Veja também

A empresa coreana poderia estar aproveitando a parceria com a AMD para destacar seus produtos em aplicativos com uso intensivo de gráficos, como jogos para celular. A empresa americana é a segunda maior fabricante de gráficos usados em cartões que permitem que os computadores criem imagens mais realistas em jogos, um mercado dominado pela Nvidia. Smartphones normalmente usam gráficos da Qualcomm ou da ARM, controlada pelo Softbank Group, enquanto a Apple cria seus próprios chips.

Sob o comando da presidente Lisa Su, o foco da AMD tem sido recuperar a participação perdida em PCs e servidores, renovando seus produtos para esses mercados. Licenciar sua tecnologia para a Samsung, cuja própria unidade de chips atende apenas uma parte das necessidades de sua divisão móvel, deve permitir à AMD uma maneira de participar do enorme mercado de componentes para smartphones sem o risco de investir diretamente no segmento. Su tem mostrado disposição em ser flexível na monetização da tecnologia da AMD por meio de uma parceria gráfica com a rival Intel.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Samsung vai usar tecnologia de chip da AMD em smartphones - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia