Topo

Xi pede que Turquia e Paquistão apoiem plano de infraestruturas

13/05/2017 13h13

Pequim, 13 mai (EFE).- O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu neste sábado em Pequim com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, e com o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, em busca de apoio de ambos países para as Novas Rotas da Seda, o plano global de infraestruturas e telecomunicações liderado pela China.

Xi e Erdogan, em um breve encontro mantido no Grande Palácio do Povo, disseram que China e Turquia aumentarão a cooperação nesse ambicioso programa a longo prazo, que contempla redes trasnacionais de trens de alta velocidade, de internet de banda larga, portos e outras infraestruturas na Ásia e outras regiões.

Na reunião com o primeiro-ministro Sharif, Xi analisou uma das obras já em andamento dentro destas Novas Rotas da Seda, o chamado Corredor Econômico Chinês-paquistanês, que unirá os dois países vizinhos e planeja converter o porto de Gwadar, no mar Arábico, em um importante centro de gestão do comércio para a China.

Xi falou que tal projeto deverá ser completado o mais rápido possível para continuar promovendo a cooperação bilateral em transporte, infraestruturas e energia.

Sharif e Erdogan são dois dos 29 líderes mundiais que aceitaram o convite de China para participar do primeiro Fórum das Rotas da Seda, que Pequim acolhe entre domingo e segunda-feira e com o qual o regime comunista espera dar um novo impulso a seus planos de expansão investidora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Xi pede que Turquia e Paquistão apoiem plano de infraestruturas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia