Topo

Comissário espera que UE e Mercosul troquem novas ofertas em outubro

04/09/2017 15h05

Tallinn, 4 set (EFE).- O comissário europeu de Agricultura, Phil Hogan, disse nesta segunda-feira que espera que a União Europeia (UE) e os países do Mercosul apresentem suas ofertas revisadas de troca de bens em outubro, com o objetivo de fechar um acordo antes do final do ano.

"Se quisermos ter um acordo no final deste ano, precisamos fazer esse intercâmbio em outubro", afirmou o comissário a um grupo reduzido de jornalistas durante o Conselho informal de ministros realizado hoje e amanhã na capital da Estônia.

Hogan considerou que na próxima rodada de negociações com os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), entre 2 e 6 de outubro em Brasília, ambas as partes têm que "avançar em áreas sensíveis para conseguir um acordo".

Neste sentido, destacou a importância da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) de dezembro em Buenos Aires, na qual se espera que seja firmado o pacto comercial.

Especialistas da UE e do Mercosul iniciaram hoje em Bruxelas uma semana de contatos técnicos, algumas conversas "de transição" perante a próxima rodada de negociações", informou o comissário irlandês.

Hogan disse em julho que a UE já tinha conseguido "moderar as expectativas" do Mercosul a respeito de produtos "sensíveis", como a carne e o etanol.

Após vários anos estagnados, UE e Mercosul retomaram as negociações de um acordo de associação, que inclui um tratado de livre comércio, em 2010.

Ambas as partes ressaltaram sua vontade de que as negociações terminem antes do final do ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comissário espera que UE e Mercosul troquem novas ofertas em outubro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia