Topo

Tajani diz que UE tomará providências se Trump não eliminar tarifas

30/04/2018 11h42

Bruxelas, 30 abr (EFE).- O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, advertiu nesta segunda-feira ao presidente americano, Donald Trump, que se os EUA não eliminarem para sempre as tarifas ao alumínio e ao aço da União Europeia, o bloco terá que tomar providências.

"Esperamos que o presidente Trump exclua a União Europeia das tarifas de uma vez por todas. Qualquer outra decisão danificaria ambas as partes e não nos deixaria outra opção do que tomar providências para reequilibrar a situação", afirmou Tajani na rede social Twitter.

O presidente da Eurocâmara considerou que "a Europa não é o problema" e ressaltou que os europeus são "aliados naturais dos Estados Unidos na promoção do livre-mercado".

A Comissão Europeia disse hoje que tem expectativa e está "preparada" perante o vencimento da isenção dos encargos às importações de alumínio e de aço aos países da UE por parte dos Estados Unidos.

Nem o presidente francês, Emmanuel Macron, nem a chanceler alemã, Angela Merkel, alcançaram em suas respectivas visitas a Washington na semana passada arrancar uma concessão de Trump, que ainda não revelou qual decisão tomará.

Os dois líderes europeus buscavam convencer Trump a eximir permanentemente a União Europeia das tarifas ao aço e aom alumínio e que não se retire do acordo nuclear com o Irã, assinado em 2015 pelos EUA junto à Alemanha, França, China, a Rússia e o Reino Unido.

Em entrevista à edição dominical do "Frankfurter Allgemeine Zeitung", a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, afirmou que a prioridade do Executivo comunitário "consiste no diálogo ao mais alto nível".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tajani diz que UE tomará providências se Trump não eliminar tarifas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia