Topo

México diz que Canadá anunciará se fará parte do novo Nafta em 48 horas

28/09/2018 22h44

Cidade do México, 28 set (EFE).- O ministro de Economia do México, Ildefonso Guajardo, afirmou nesta sexta-feira em audiência no Senado do país que o Canadá anunciará em 48 horas se fará parte do novo Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

"Em 48 horas sabemos se o tratado será trilateral ou só bilateral", afirmou Guajardo ao entregar no Senado o novo acordo negociado entre os governos do México e dos Estados Unidos.

Ontem, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, conversaram sobre a nova versão do Nafta.

Guajardo revelou aos senadores que foi informado que a conclusão canadense sobre a adesão ao tratado sairá nas próximas 48 horas.

"Sabemos se aprovaremos um texto trilateral ou se precisaremos aprovar um texto de entendimento bilateral para depois definir as opções legais para manter a trilateralidade", indicou o ministro.

Depois de conversar com Trudeau, López Obrador disse que o primeiro-ministro do Canadá ressaltou que as negociações estavam difíceis, mas que não era impossível que o país aderisse ao novo Nafta. Os canadenses e americanos estão trocando propostas para aparar as últimas arestas e tentar chegar a um acordo.

"Apesar de hoje vencer o prazo para que o acordo seja enviado ao Congresso americano e ao Senado mexicano, ainda há tempo para chegarmos a um acordo trilateral. Acertamos com o governo dos EUA que não vamos revisar o estipulado porque não queremos colocar em risco o futuro econômico e a estabilidade do nosso país", disse o presidente eleito do México.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

México diz que Canadá anunciará se fará parte do novo Nafta em 48 horas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia