Topo

China e EUA mantêm contatos para retomar negociações comerciais em setembro

29/08/2019 07h54

Pequim, 29 ago (EFE).- China e Estados Unidos mantiveram "uma comunicação efetiva" sobre a possibilidade de retomar em setembro as negociações presenciais para resolver a guerra comercial, indicou nesta quinta-feira o Ministério de Comércio do país asiático.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Ministério Gao Feng afirmou que "ambas as partes estão debatendo" sobre a possibilidade de se reunir em setembro, como estava previsto após a última rodada de negociações.

Veja também

"Neste momento, o mais importante é criar as condições necessárias para que ambas as partes sigam com as negociações", disse o porta-voz.

"A China acredita que se a equipe (negociadora) chinesa vai aos Estados Unidos para negociar, ambas as partes deveriam trabalhar juntas e criar condições para promover o progresso nas consultas", apontou.

Estas declarações foram dadas depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou na segunda-feira que a nova rodada de negociações poderia começar "muito em breve" e não descartou atrasar ou cancelar as últimas tarifas anunciadas sobre produtos chineses ao considerar que as conversas serão "mais significativas do que as que houve até agora".

Hoje, Gao reiterou que a China "se opõe firmemente a um intensificação da guerra comercial e está disposta a resolver o problema mediante consultas e cooperação com uma atitude tranquila".

O porta-voz de Comércio reivindicou a suspensão das últimas tarifas anunciadas na sexta-feira por Washington.

Desde março de 2018, China e Estados Unidos estão envolvidos em uma guerra comercial que sacudiu boa parte do comércio mundial e que tem ramificações também em outros planos, como o tecnológico ou o diplomático. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

China e EUA mantêm contatos para retomar negociações comerciais em setembro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia