Topo

ONU afirma que 3 bilhões de pessoas não têm acesso a uma alimentação saudável

15/10/2021 21h46

Roma, 15 out (EFE).- A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), outras agências da ONU e líderes internacionais destacaram nesta sexta-feira, durante a celebração do Mundial Dia da Alimentação, a importância de uma alimentação saudável, à qual 3 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, juntou-se ao "apelo à ação para a segurança alimentar" da FAO, enquanto o papa Francisco pediu que "ultrapassem a lógica do mercado, avidamente focada no mero benefício econômico e na redução dos alimentos a mais uma mercadoria", em um evento no qual o astronauta Thomas Pesquet também participou a partir da Estação Espacial Internacional.

O combate ao desperdício de alimentos foi um dos pontos-chave da cerimônia organizada pela FAO para homenagear nesta edição os "heróis da alimentação" que prosseguiram durante os momentos mais críticos da pandemia do coronavírus.

Relacionadas

"Globalmente, são produzidas cerca de 4 bilhões de toneladas de alimentos por ano, o suficiente para alimentar todo o mundo. Mas perdem-se 630 milhões de toneladas devido ao armazenamento deficiente e um terço dos alimentos é desperdiçado, o que representa um custo de US$ 3 bilhões", disse o diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos (PMA), David Beasley.

E ele lembrou que 811 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome crônica e 42 milhões de pessoas em 43 países estão "literalmente à beira da fome".

Para combater "esta pandemia de fome", Beasley reiterou o pedido do PMA de "um adicional de US$ 6,6 bilhões para ajudar essas pessoas".

"É inadmissível que 10% da população mundial ainda vá para a cama com fome", criticou o presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Gilbert Houngbo, destacando o papel dos pequenos produtores como fiadores do abastecimento de alimentos nos momentos mais difíceis da pandemia.

O diretor geral da FAO, Qu Dongyu, destacou o papel fundamental dos jovens na mudança para sistemas agroalimentares sustentáveis e garantindo alimentos para todos para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Fome Zero da Agenda 2030. EFE

mol/phg

(foto)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ONU afirma que 3 bilhões de pessoas não têm acesso a uma alimentação saudável - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia