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Tebet: integração regional pode ter o impacto da reforma tributária no PIB

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento Imagem: André Corrêa - 13.dez.2023/Ministério do Planejamento e Orçamento

São Paulo

16/08/2024 13h10

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta sexta-feira, 16, que o projeto das cinco rotas de integração sul-americana pode trazer um impulso à economia parecido com o estimado na reforma tributária. "Da mesma forma como tenho a expectativa de que a partir de 2030 a reforma tributária vai fazer o Brasil crescer 1 ponto porcentual a mais por ano, temos quase uma reforma tributária ou uma reforma tributária inteira com a integração regional", comentou, ao participar de reunião com os conselhos de Economia, Comércio Exterior, Infraestrutura e Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O projeto contempla 190 projetos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento - entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, redes digitais e linhas de transmissão de energia - que vão interligar o Brasil a países vizinhos.

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A ministra destacou que, ao permitir a saída das exportações pelo Pacífico, a integração regional permitirá reduzir em 10 mil quilômetros - ou o equivalente a três semanas a menos de transporte - a distância dos produtos brasileiros à Ásia. Com isso, emendou, as exportações brasileiras ganharão competitividade. "Estamos falando em mudança no PIB brasileiro."

Mais uma vez, a ministra observou que todas as obras necessárias já estão no orçamento do PAC, sem representar, assim, um impacto fiscal adicional. Os projetos de integração contam com US$ 10 bilhões de um fundo gerido por bancos de fomento, do qual a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é de US$ 3 bilhões.

Tebet voltou a assegurar que os recursos do BNDES serão direcionados apenas a obras no Brasil, "da porteira para dentro". A ministra pontuou que os frutos das rotas de integração mapeadas poderão ser colhidos a partir de 2026. Também defendeu que as rotas representam um projeto necessário de país, e não de governo.

"Temos que parar de falar que é projeto ideológico. Não sou de esquerda ou de direita, sou do centro democrático e estou defendendo com brilho nos olhos essas rotas", declarou a ministra.

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