IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Aquisição do Eurobank pelo BB deve trazer alívio a investidores, diz Citi

26/04/2011 08h15

SÃO PAULO – O anúncio da aquisição da totalidade do capital social do EuroBank pelo Banco do Brasil (BBAS3) na última segunda-feira (25) deve trazer um certo alívio aos investidores. Pelo menos é o que indicam os analistas do Citi, Daniel Abut e Juan Carlos Arandia.

Abut e Arandia lembram que a instituição brasileira já havia manifestado o interesse em realizar aquisições nos EUA como parte da internacionalização do banco. A consequência direta desta intenção do Banco do Brasil é que alguns participantes do mercado se preocuparam sobre a magnitude de qualquer transação em um mercado que não é o principal da instituição – como os EUA.

Outro ponto que foi avaliado é o impacto desta operação no capital da empresa, tendo em vista que o Banco do Brasil possui uma relação de capitalização relativamente limitada quando comparado aos seus principais competidores. “Nesse sentido, o tamanho imaterial da transação anunciada deve trazer alívio para essas preocupações”, revelam os analistas em relatório.

A aquisição

Com um investimento de US$ 6 milhões, o Banco do Brasil anunciou na última segunda-feira a assinatura de um acordo para a compra de 100% do capital social do EuroBank, uma instituição norte-americana que conta com três agências.

Este banco possui um patrimônio líquido de US$ 5,5 milhões, conforme dados de 31 de dezembro de 2010. Portanto, o prêmio é de 1,1 vez, “que certamente não parece muito, mesmo apesar de que não fomos informados em nada sobre a rentabilidade do EuroBank”.