IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Conta de água ficará mais cara em SP; veja dicas para economizar

10/08/2011 09h25

SÃO PAULO – Os moradores do Estado de São Paulo atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vão gastar mais com serviços de água e esgoto a partir de setembro.

Isso porque, na última terça-feira (9), a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou a companhia a reajustar em 6,83% seu índice tarifário.

O aumento será aplicado de forma linear a todas as categorias de consumidores a partir de 09 de setembro de 2011. O acréscimo, contudo, não vale para as cidades de Lins, São Bernardo do Campo e Magda, que possuem regras diferentes.

Diante da notícia de aumento nas despesas, valem algumas dicas para tentar economizar:

Torneira

Ao escovar os dentes, muitas pessoas costumam deixar a torneira aberta a todo o momento, o que pode custar caro. A água que escorre está sendo inutilizada, mas paga por você. Por isso, feche a torneira quando fizer a barba ou escovar os dentes.

A torneira merece atenção ainda na hora de lavar a louça. Antes de colocar os pratos, copos, panelas e talheres na pia, remova toda a sujeira existente, o que facilitará a lavagem e ainda evitará entupimentos.

Além disso, tente manter a torneira fechada ao ensaboar a louça. No caso da utilização de máquina, só ligue-a quando estiver totalmente cheia.

Outras dicas

Ainda no sentido de enxugar a conta de água, dê atenção redobrada à hora do banho. Não se prolongue e procure desligar o chuveiro ao ensaboar-se.

Também no banheiro, tente manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada, isso evita desperdícios.

Já na hora de lavar roupa, espere acumular um número razoável de peças, o que além de economizar água, diminui também a conta de luz.

Para lavagens urgentes, prefira o tanque a máquina; e para peças muito sujas, vale deixá-las de molho durante um bom tempo e reutilizar a água para limpar o quintal.