IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #191: Carime Kanbour, executiva de comunicação e reputação da Klabin

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

08/07/2024 14h41

Do consumidor ao investidor: Como explicar o funcionamento de uma fábrica de papel para diferentes públicos? E como transformar as ações do relatório de sustentabilidade em ações práticas para as comunidades?

O episódio #191 do programa Mídia e Marketing conversa com Carime Kanbour, gerente de comunicação, reputação e relações institucionais da Klabin, empresa brasileira com 125 anos, 24 unidades fabris e cerca de 17 mil colaboradores -veja, acima, a entrevista completa.

"Hoje, temos 14 sites, quase 6 milhões de acessos aos nossos conteúdos e mais de 1,2 milhão de seguidores nas nossas redes sociais. O desafio é falar com diferentes públicos, entre o público interno, o consumidor final, os varejistas, os acadêmicos e os investidores, por exemplo".

O que mais ela disse

Temos o desafio de falar com vários públicos diferentes, entre o público interno, o consumidor final, os varejistas e os acadêmicos, por exemplo. Hoje, a Klabin tem 650 mil investidores como pessoa física e esse virou um dos públicos prioritários para a gente.
a partir de 3:31

A Klabin é referência em sustentabilidade no Brasil e no mundo. Isso faz parte da nossa essência e precisamos mostrar essa conduta, como a gente traduz isso pra quem consome o papel no dia a dia.
a partir de 5:17

O investidor 'pessoa física' é o que mais faz comunicação espontânea. Criamos uma plataforma dedicada a eles, explicando nosso negócio e diferenciais. Isso se tornou até uma ferramenta para o time comercial.
a partir de 9:15

Temos mais de 1,2 milhão de seguidores, entre LinkedIn e TikTok, por exemplo. As redes sociais são nossa vitrine e conseguimos engajar o consumidor nelas. Temos uma frente no TikTok para explicar o que é uma fábrica de papel numa linguagem totalmente diferente.
a partir de 11:01

Precisamos cumprir o que está no nosso relatório de sustentabilidade e transformar tudo aquilo em pílulas de comunicação. Precisamos naturalizar essas ações, a partir das metas assumidas e traduzir essas histórias para o consumidor final.
a partir de 14:00

Reputação é a grande fortaleza da companhia. Só dá para construi-la fazendo ações no mundo real mesmo, com iniciativas concretas.
a partir de 24:16

Todo mundo é gerador de conteúdo. Hoje, temos um programa que incluímos voluntários para que as pessoas potencializem nossas ações. Toda grande comunicação é feita primeiro para esse público, para que eles disseminem o conteúdo. Eles também são responsáveis por trazer demandas dos colaboradores.
a partir de 28:24

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.