Mídia e Marketing #199: Marcos Trindade, CEO da FSB Holding
Cerca de 60% do valor de uma marca vem da sua reputação. Mas as empresas têm olhado da maneira correta para isso? O episódio 199 do programa Mídia e Marketing recebe Marcos Trindade, CEO da FSB Holding — veja, acima, a entrevista completa.
Trindade fala sobre gestão da reputação, crises de comunicação e como as empresas poderiam evitar escândalos tendo como base apenas ações efetivas nas áreas de ESG.
"As práticas ESG têm impacto direto na credibilidade das empresas. Não adianta apenas falar a verdade: as empresas precisam ser a verdade", diz o executivo, CEO da holding que une empresas como Loures Consultoria, Jotacom, Beon, Seta, Nexus, F5, Giusti Creative PR, Deck e a plataforma Bússola.
Confira outros destaques da entrevista:
Em uma operação de negócios, existem 3 pessoas importantes: o advisor financeiro, o advogado e a pessoa de comunicação. Antigamente, não era assim; hoje, criamos toda a comunicação desses processos.
a partir de 9:05
Precisamos criar as narrativas certas, para que elas tenham o poder de capturar do valor daquele negócio. Às vezes, as empresas fazem uma coisa maravilhosa, mas a comunicação é ruim e perde todo o valor daquela iniciativa.
a partir de 10:27
Os processos de seleção também avaliam os CEOs pela habilidade de comunicação. Se comunicar bem é pré-requisito fundamental para comandar uma empresa.
a partir de 11:27
Arranhar a reputação de uma marca é muito simples: basta um comentário, ainda mais nesse mundo mais polarizado. Uma crise de reputação sempre vem. Por isso, a hora de estruturar é antes, construindo relações de confiança com todos os seus públicos.
a partir de 14:02
Precisamos falar mais sobre a gestão da comunicação. Esse assunto aparece mais forte quando vemos grandes grupos centenários desmoronarem. A nossa ideia é trazer essa visão para construirmos um crédito reputacional, que as marcas falem mais sobre isso.
a partir de 17:17
É muito difícil defender a reputação no momento em que vem um tsunami. 60% do valor de uma marca vem da reputação e não olhamos direito para isso. Coerência é fundamental. a gente tem visto muitas empresas falando uma coisa e fazendo outra.
a partir de 18:40
Eu gosto muito de um slogan da Volks que diz 'você conhece, você confia'. 92% das pessoas confiam na recomendação de outras pessoas. Estabelecer essa confiança é a base de uma relação com os clientes.
a partir de 28:56
Vários escândalos de reputação aconteceram por causa de descuidos na agenda ESG, de governança e ambientais. As práticas ESG têm impacto direto na credibilidade das empresas. Não adianta falar a verdade: tem que ser a verdade.
a partir de 33:47
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.