Genéricos geram economia de R$ 22 bilhões aos consumidores
07/11/2011 16h45
Desde que os genéricos chegaram ao mercado, em 2001, até hoje, os consumidores já economizaram cerca de R$ 22 bilhões substituindo produtos de marcas por esses medicamentos, que custam, em média, 50% a menos que os remédios de referência.
Segundo dados da Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) divulgados nesta segunda-feira (7), foram comercializadas 154,1 milhões de unidades de genéricos no terceiro trimestre deste ano, o que representa alta de 32% em relação a igual período de 2010.
No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, foram comercializadas 418,2 milhões de unidades, um crescimento de 32% frente às 317,2 milhões de unidades vendidas em igual período do ano passado.
De acordo com a entidade, o bom desempenho é reflexo do aumento da renda da população, que favorece o mercado.
Valores
Em relação aos valores, as vendas somaram R$ 2,3 bilhões no terceiro trimestre do ano, contra R$ 1,7 bilhão no mesmo período do ano passado, um crescimento de 40%.
“A população, que teve seu poder de compra ampliado significativamente, vem optando pelo genérico, que é mais barato, tem qualidade é confiável”, afirmou o presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti.
No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, as vendas somaram R$ 8 bilhões, um crescimento de 37,3% frente aos R$ 5,7 bilhões registrados no mesmo período de 2010.
Mercado farmacêutico
De acordo com o IMS Health, com 606 milhões de unidades vendidas, o mercado farmacêutico também apresentou crescimento, de 11%, comparando o terceiro trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, quando foram comercializadas 546,4 milhões de unidades.