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Nova classe média responde por quase 50% dos gastos com roupas em 2011

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Imagem: Shutterstock

18/01/2012 16h20

SÃO PAULO – De tudo que foi gasto com roupas no Brasil em 2011, 48,4% saiu do bolso da nova classe média brasileira, ou seja, a classe C. Esses indivíduos foram os que mais gastaram com vestuário no ano passado, superando a elite e os emergentes.

De acordo com dados do Data Popular, divulgados nesta quarta-feira (18), a classe C gastou R$ 35,3 bilhões nesta categoria no ano passado. As classes A e B, juntas, gastaram R$ 24,5 bilhões, ou 33,6% do total gasto no setor, e as classes D e E desembolsaram R$ 13,1 bilhões, ou 18% do total.

Preocupação com a moda

O estudo ainda mostrou que 52,1% da nova classe média se preocupa em estar na moda.

“Ao contrário da elite, a nova classe média brasileira tem um pensamento funcional quanto à moda. Essa mulher pensa que, para alcançar melhores postos no mercado de trabalho, precisa estar bem apresentável, e aí entra a necessidade da moda em suas vidas”, explica o sócio-diretor do Data Popular, Renato Meirelles.

Para fazer suas compras, a nova classe média prefere os shopping centers e deixa as lojas de rua em segundo plano, estas sim preferidas pelas classes D e E. Além disso, 6 de 10 pessoas da classe média gostam de usar roupas de marca.

Usar uma roupa de marca é uma forma de se incluir, acredita a classe C. Já a elite vê as marcas como forma de obter exclusividade.

“Ou seja, se o jovem da Classe C adquire um tênis de marca renomada, ele visa apenas fazer parte do meio em que vive e ser aceito socialmente, enquanto o jovem da elite quer ser o diferente, ele quer aquele tênis que ninguém tem e, por isso, vai comprar no exterior”, diz Meirelles.

Regiões

No ano passado os brasileiros gastaram R$ 72,9 bilhões com roupas. Desse volume, o Sudeste respondeu por 48%, o Nordeste, por 21%, e o Sul, por 17%. O Centro-Oeste e o Norte contribuíram com 7% dos gastos cada um.