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Pesquisa: apartamento lançado no Brasil custa, em média, R$ 316 mil

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Imagem: Thinkstock

19/04/2012 08h30

SÃO PAULO – Um apartamento lançado no Brasil custa, em média, R$ 316 mil, equivalente a R$ R$ 4.630 o metro quadrado. A constatação é do Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro 2011, desenvolvido pela área de Inteligência de mercado da imobiliária Lopes.

Os apartamentos com até 49 metros quadrados de área privativa custam, em média, R$ 3.000 o metro quadrado. Em segundo lugar, aparecem os apartamentos de 50 a 69 metros quadrados, onde cada metro quadrado custa, em média R$ 4.000. Já nos apartamentos de 70 a 149 metros quadrados, o valor é um pouco maior – em média, de R$ 5.000. Nos apartamentos maiores, de 150 metros quadrados ou mais, o valor médio fica entre R$ 6.000 e R$ 7.000 por metro quadrado.

Segundo o estudo, a maioria dos apartamentos lançados (67%) tem até 69 metros quadrados.

Um dormitório é mais caro

De acordo com a Lopes, o preço médio do metro quadrado de apartamentos com 1 dormitório tem valor superior ao preço de 2 dormitórios - R$ 6.310, contra R$ 4.080.

“Isso ocorre pois os apartamentos menores estão sendo lançados em regiões mais valorizadas das cidades, próximos a centros comerciais e com vasta infraestrutura, enquanto os lançamentos com 2 dormitórios são encontrados em bairros diversos”, afirma a imobiliária.

O preço do metro quadrado de um apartamento com 3 dormitórios é, em média, de R$ 4.510, enquanto o de 4 dormitórios fica em R$ 5.850.

Dois e três dormitórios são os mais lançados

Atualmente, os apartamentos com 2 e 3 dormitórios são os mais lançados entre empreendimentos residenciais, representando 56% e 27%, respectivamente, das unidades lançadas em 2011. Os apartamentos de um dormitório representam 11%, ao passo que 5% possuem quatro dormitórios ou mais.

“Os lançamentos com dois e três dormitórios prevalecem no país e, com essa onda de empreendimentos de um dormitório em algumas cidades como São Paulo, Distrito Federal e Curitiba, existe a tendência para os próximos anos de retomada do alto padrão”, explica a diretora da área de Inteligência de Mercado da Lopes, Cristiane Crisci.