Pesquisa: apartamento lançado no Brasil custa, em média, R$ 316 mil
SÃO PAULO – Um apartamento lançado no Brasil custa, em média, R$ 316 mil, equivalente a R$ R$ 4.630 o metro quadrado. A constatação é do Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro 2011, desenvolvido pela área de Inteligência de mercado da imobiliária Lopes.
Os apartamentos com até 49 metros quadrados de área privativa custam, em média, R$ 3.000 o metro quadrado. Em segundo lugar, aparecem os apartamentos de 50 a 69 metros quadrados, onde cada metro quadrado custa, em média R$ 4.000. Já nos apartamentos de 70 a 149 metros quadrados, o valor é um pouco maior – em média, de R$ 5.000. Nos apartamentos maiores, de 150 metros quadrados ou mais, o valor médio fica entre R$ 6.000 e R$ 7.000 por metro quadrado.
Segundo o estudo, a maioria dos apartamentos lançados (67%) tem até 69 metros quadrados.
Um dormitório é mais caro
De acordo com a Lopes, o preço médio do metro quadrado de apartamentos com 1 dormitório tem valor superior ao preço de 2 dormitórios - R$ 6.310, contra R$ 4.080.
“Isso ocorre pois os apartamentos menores estão sendo lançados em regiões mais valorizadas das cidades, próximos a centros comerciais e com vasta infraestrutura, enquanto os lançamentos com 2 dormitórios são encontrados em bairros diversos”, afirma a imobiliária.
O preço do metro quadrado de um apartamento com 3 dormitórios é, em média, de R$ 4.510, enquanto o de 4 dormitórios fica em R$ 5.850.
Dois e três dormitórios são os mais lançados
Atualmente, os apartamentos com 2 e 3 dormitórios são os mais lançados entre empreendimentos residenciais, representando 56% e 27%, respectivamente, das unidades lançadas em 2011. Os apartamentos de um dormitório representam 11%, ao passo que 5% possuem quatro dormitórios ou mais.
“Os lançamentos com dois e três dormitórios prevalecem no país e, com essa onda de empreendimentos de um dormitório em algumas cidades como São Paulo, Distrito Federal e Curitiba, existe a tendência para os próximos anos de retomada do alto padrão”, explica a diretora da área de Inteligência de Mercado da Lopes, Cristiane Crisci.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.