IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Empresa de camisetas fecha as portas após escândalo por satirizar estupro

Frases ofensivas como "Mantenha a calma e a espanque" eram estampadas nas camisetas - Reprodução/The Guardian
Frases ofensivas como "Mantenha a calma e a espanque" eram estampadas nas camisetas Imagem: Reprodução/The Guardian

26/06/2013 14h44

SÃO PAULO - A empresa Solid Gold Bomb, que vendia camisetas estampadas com frases divertidas a partir do slogan britânico “Keep Calm and Carry On”, teve de fechar as portas na semana passada por não conseguir contornar escândalos na internet por supostamente comercializar camisetas com frases que satirizavam o estupro.

De acordo com a CNN Money, o problema começou em março deste ano, quando uma pessoa que navegava na Amazon.com achou camisetas da marca com mensagens de misoginia e assassinato. Em paródia ao slogan “Keep Calm and Carry On”, lia-se “Keep Calm and Rape Her" (“Mantenha a calma e a estupre ”, em inglês).

As camisetas causaram grande tumulto na internet, inclusive nas redes sociais. Com o escândalo, a Amazon puxou para baixo em suas buscas todos os produtos do empresário norte-americano Michael Fowler, sufocando o fluxo do principal canal de vendas da empresa.

Na época, Fowler divulgou um pedido de desculpas, no qual também explicava as frases ofensivas. A empresa tinha um programa que reproduzia frases aleatórias nas camisetas para serem vendidas na Amazon, mas aquelas que estampavam frases agressivas não seriam comercializadas.

Mesmo assim, seu pedido de desculpas ficou aquém. Fowler recebia avalanches de e-mails com reclamações e até ameaças de morte. A situação piorou três semanas depois, quando a Amazon decidiu não comercializar mais seus produtos. “A culpa é minha e eu paguei muito caro”, disse o empresário ao site.

Já com problemas financeiros, Fowler, que vive na Austrália com sua família, teve de demitir a metade de seus funcionários e injetou US$ 35 mil de seu próprio dinheiro na empresa. Ainda assim, a empresa não resistiu aos escândalos e fechou as portas na semana passada.