Topo

Pesquisa mostra Hillary Clinton 6 pontos à frente de Donald Trump

22/09/2016 11h22

SÃO PAULO - A candidata do Partido Democrata à presidência americana, Hillary Clinton, mantém a liderança na disputa eleitoral contra o republicano Donald Trump, mas com diferença apertada. Segundo pesquisa feita por Wall Street Journal e NBC News entre os dias 16 e 19 de setembro, semana marcada por questionamentos envolvendo a situação da saúde da primeira colocada, Hillary tinha uma vantagem de 6 pontos percentuais sobre seu adversário, entre os eleitores que pretendem votar em outubro, em um placar de 43% a 37%. Entre os eleitores registrados, a distância é ainda menor: 5 pontos a favor da democrata, ante 9 registrados em pesquisa de agosto.

Embora tenha conseguido se manter na liderança da disputa, Hillary ainda tem uma avaliação negativa de grande parte dos eleitores. Entre os pontos de maior preocupação sobre a candidata estão questionamentos sobre sua honestidade e aspectos específicos referentes a relações com Síria, Iraque e Líbia (36%), além do episódio do uso de conta privada de e-mail durante o exercício do cargo de secretária de Estado (29%). Questões referentes ao estado de saúde (8%) e os polêmicos comentários sobre os eleitores de Trump (9%) também aparecem na lista.

A candidata conta com o aumento de popularidade de Barack Obama nos últimos meses como um fator de apoio à sua candidatura, mas a redução do apoio entre eleitores imigrantes preocupa a campanha. A pesquisa ainda mostrou que 44% dos eleitores de Hillary com intuito de irem às urnas em outubro pretendem votar nela sobretudo como um repúdio a Trump. Do lado do magnata, 51% votarão nele por rejeição à opositora.

Do lado do candidato republicano, as preocupações dos eleitores se voltam sobretudo à percepção de que ele não tem o temperamento adequado para a posição que almeja (33%), o linguajar e comentários sobre mulheres, imigrantes e muçulmanos (27%), a exaltação ao presidente russo Vladimir Putin (13%) e o fato de não ter divulgado sua declaração de bens e recolhimento de impostos (6%). Um dos principais obstáculos ao candidato é a perda de apoio entre os eleitores brancos e com maior escolaridade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pesquisa mostra Hillary Clinton 6 pontos à frente de Donald Trump - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia