IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Guia traz dicas para evitar problemas com bancos

Da Redação, em São Paulo

15/03/2011 15h55

Nesta terça-feira (15 de março), quando é celebrado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) lançam um guia para que o consumidor saiba se defender de eventuais abusos cometidos por bancos.

O guia "Os bancos e você - Como se defender dos abusos dos bancos" está disponível no site do Idec.

O material também será distribuído gratuitamente ao público em alguns eventos dos quais o instituto participará nos próximos dias, segundo nota divulgada à imprensa.

Segundo o Idec, o objetivo do guia é “ajudar os consumidores a conhecerem melhor os serviços antes de contratá-los e a se defenderem de abusos”.

“Entre os assuntos abordados estão dicas de como escolher o banco, cuidados na abertura e encerramento de contas, esclarecimentos sobre serviços como movimentações, pagamentos, cheques, cartões, tarifas etc”, diz a nota.

Nos anexos, o consumidor encontra alguns modelos de carta que podem ser enviados aos bancos em caso de práticas abusivas.