IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Ações da Usiminas sobem após possível oferta da CSN

08/09/2011 11h39

As ações da Usiminas (USIM3) registravam forte valorização no início dos negócios nesta quinta-feira (8), após informações de uma possível oferta da Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) pela fatia de 26% que Camargo Corrêa e Votorantim detêm na companhia mineira.

Às 11h06, os papéis ordinários da Usiminas saltavam 5,84%, a R$ 23,18, enquanto os da CSN avançavam 2,12%, a R$ 15,92.

Citando fontes, o jornal "O Estado de S.Paulo" publicou hoje que Benjamin Steinbruch, que comanda a CSN, teria feito semanas atrás uma proposta para Camargo Corrêa e para Votorantim pela fatia que os dois grupos possuem na Usiminas, mas não teria obtido uma resposta até então. O valor da oferta não foi revelado.

Ainda de acordo com a publicação, Camargo e Votorantim não teriam decidido se a conversa com Steinbruch seria levada adiante ou não. As companhias, entretanto, já teriam avisado a japonesa Nippon Steel --que integra o bloco de controle da Usiminas-- quanto à proposta.

A Nippon possui 27,8% da mineradora brasileira. "Os japoneses pediram um tempo para estudar a situação", afirmou uma fonte ao jornal.

Representantes da CSN não estavam disponíveis para comentar o assunto nesta quinta-feira, enquanto um porta-voz da Usiminas afirmou que a companhia "não comenta rumores de mercado".

Uma fonte do conselho de administração da Usiminas, no entanto, comentou que não tinha conhecimento de uma oferta da CSN.

A Votorantim informou que não comentaria o assunto e a Camargo Correa não se pronunciou imediatamente.

Avaliação

O analista Victor Penna, do Banco do Brasil Investimentos, lembra que a CSN já havia expressado a intenção de aumentar sua participação na Usiminas, mas mesmo que a notícia da oferta seja confirmada pela empresa, há o risco de que a Nippon Steel exerça seu direito de preferência, como acionista da siderúrgica brasileira.

Além disso, o analista afirma que, caso a Camargo Corrêa e a Votorantim se desfaçam de suas participações na Usiminas, aumentam as chances de que a Gerdau entre na disputa.

"A Gerdau já mostrou interesse, mas não fez nenhuma declaração oficial sobre isso", disse Penna.

Sobre os ganhos das ações da Usiminas e da CSN no pregão desta quinta-feira, Penna considera que os papéis continurão em forte alta, a não ser que uma das duas siderúrgicas divulgue um comunicado desmentindo a notícia.

(Com informações da Reuters)