IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Procon autua lojas que fizeram megaliquidações

Do UOL, em São Paulo

06/01/2012 20h33Atualizada em 07/01/2012 09h21

Lojas das redes Extra, Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza foram autuadas pelo Procon de São Paulo sob suspeita de irregularidades cometidas durante as megaliquidações promovidas nesta semana.

As  empresas autuadas responderão a processo administrativo e poderão ser  multadas em valores que vão de R$ 400 a R$ 6 milhões.

Desde segunda-feira, o comércio vem promovendo campanhas em que são prometidos descontos de até 70% em produtos como móveis e eletrodomésticos.

Produtos semelhantes com preços diferentes

De acordo com o Procon, entre os problemas estavam a falta de atendimento preferencial  aos  idosos, a oferta de produtos sem preço e o anúncio de preços diferentes para o mesmo  produto.

Segundo o Procon, algumas lojas também não tinham exemplares do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes, como determina a lei. Outras não teriam oferecido aos clientes a oportunidade de agendar o período de montagem dos produtos.

Os fiscais do órgão visitaram 15 lojas e autuaram dez. O Procon não informou quais unidades tiveram problemas.

Empresa diz que ocorreram "pequenas ocorrências"

Em nota, a assessoria de imprensa do Magazine Luiza informou que "pequenas ocorrências foram identificadas". A rede afirma, ainda, que "se prontifica a tomar as providências cabíveis para total adequação, pois o objetivo maior da empresa é a plena satisfação de seus clientes".

O Extra afirmou que não foi notificado sobre problemas de atendimento. "O Extra pauta suas ações no respeito e transparência e não foi notificado de qualquer irregularidade envolvendo questões relacionadas a atendimento em suas lojas. O Procon solicitou informações relacionadas aos preços promocionados, as quais estão sendo identificadas para devido encaminhamento ao órgão", registra nota divulgada pela empresa.

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa das redes Ponto Frio e Casas Bahia por telefone e por e-mail, sem sucesso.