IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Máquina de lavar fica mais cara apesar de IPI reduzido, diz pesquisa

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

23/03/2012 06h00

Os preços das lavadoras de roupa tiveram alta em janeiro, apesar de o produto ainda estar sob o efeito da redução e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), feita pelo governo no ano passado.

Segundo levantamento da empresa de pesquisa GFK, o aumento foi de 2,03% entre dezembro de 2011 e janeiro deste ano. De novembro a dezembro, quando a medida passou a valer, o produto tinha apresentado queda de preço de 4,89%.

O aumento do preço das lavadoras em janeiro é diferente do comportamento observado nos valores de outros produtos analisados pela GFK. Os preços dos fogões, por exemplo, tiveram queda de 2,84%; o das geladeiras caíram 2,78%.

"Mas a queda de preços em janeiro, na comparação com dezembro, é normal, por conta de promoções pós-natal", diz o gerente de linha branca da GKF, Oliver Römerscheidt.

Redução de preços não foi generalizada

Para Römerscheidt, a redução de preços por conta do corte de IPI não teve um efeito generalizado sobre todos os produtos. "O que houve foi uma série de promoções específicas de alguns itens, que ficaram mais baratos”, diz.

Procurado, o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), que reúne 35 grandes lojistas, informou que não tem um levantamento sobre a evolução dos preços dos produtos.

O corte do IPI incidente sobre eletrodomésticos de linha branca (como geladeiras, máquinas de lavar roupa, fogões e tanquinhos) teve início no dia 5 de dezembro. Nos fogões, o corte foi de 4% para zero; na geladeira, de 15% para 5%; nas máquinas de lavar roupa, de 20% para 10%; e, nos tanquinhos, de 10% para zero.

Tanto a indústria como o varejo reivindicam ao governo a prorrogação da medida.