IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Agência de risco rebaixa "perspectiva" de nota da economia da Argentina

Do UOL, em São Paulo

23/04/2012 19h47

A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) rebaixou nesta segunda-feira (23) de "estável" para "negativa" a perspectiva da nota da economia da Argentina. As notas dessas agências representam o risco que um investidor tem ao aplicar num país.

A nota em si não foi reduzida. Mas essa avaliação divulgada hoje é uma ameaça disso e mostra a tendência do que pode ser a próxima nota emitida pela S&P (que não tem um prazo para ser publicada). A nota da Argentina continua sendo "B", que significa algum risco para o investidor.

"Em nossa opinião, as recentes políticas do governo aumentam os riscos no setor macroeconômico da Argentina, comprimem sua liquidez externa e estorvam as expectativas de crescimento a médio prazo", anunciou a S&P ao justificar a decisão, num comunicado.

A Argentina anunciou recentemente a desapropriação de parte da empresa de combustíveis YPF, que pertencia à espanhola Repsol.

As agências de risco foram muito criticadas por falharem na crise global, não conseguindo apontar com antecedência os problemas registrados no mundo.

(Com informações da AFP)