IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Porto de Paranaguá diz que pode reduzir fila de navios "rapidamente"

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

16/05/2012 06h00

A Appa, autarquia do Paraná que administra o porto de Paranaguá (a 98 km de Curitiba), afirma que o congestionamento de navios ocorre “em todos os portos brasileiros”, Em Paranaguá, os navios estão esperando de 20 a 40 dias para atracar.

Por meio da assessoria de imprensa, a Appa diz que a “reação do mercado a bons preços e um mercado comprador promove filas em todos os portos brasileiros”, e “Paranaguá tem capacidade para reduzir rapidamente a fila.”

Mas a autarquia diz que  “a estrutura de embarque do corredor de exportação é a mesma desde os anos 1970”, e que por isso trabalha num conjunto de atividades para modernizar o complexo graneleiro agrícola.

“Estamos avançando nos projetos de engenharia, estudos ambientais e buscando a engenharia financeira junto ao governo federal para execução das obras.”

A Appa informa ainda que, no caso da descarga de fertilizantes, em 2011 as compras foram distribuídas ao longo de todo ano. Neste ano, a movimentação de fertilizantes “não foi tão constante e, como o mercado deverá comprar um volume igual ou maior, haverá uma concentração de descarga de fertilizantes de junho a setembro.”

A Faep prevê que passem por Paranaguá 9 milhões de toneladas em 2012 –1,5 milhão de toneladas a mais que no ano passado.

Em 2011, Paranaguá movimentou 41 milhões de toneladas, maior volume registrado na história do porto e 8% superior à movimentação do ano anterior. No primeiro quadrimestre de 2012, foram 13 milhões de toneladas, volume 7% maior que nos quatro primeiros meses de 2011.

“Somos obrigados a estar preparados para momentos de baixa comercialização e de extrema demanda de escoamento em função de variáveis econômicas que podem afetar a comercialização. Temos expectativas quanto aos volumes, pois acompanhamos a evolução do plantio, mas não temos como saber se neste ou noutro ano teremos períodos de concentração de movimentação”, prossegue o comunicado da assessoria da Appa.