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Gastos da classe média com moda sobem 153% em dez anos

Peças da estilista Juliana Jabour em parceria com a loja popular Riachuelo  para o inverno 2012 - Divulgação
Peças da estilista Juliana Jabour em parceria com a loja popular Riachuelo para o inverno 2012 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/08/2012 19h08

Em dez anos, os consumidores da classe C mais que dobraram seus gastos com roupas, sapatos e acessórios.

O valor gasto pela classe média brasileira com moda passou de R$ 22 bilhões, em 2002 (descontada a inflação), para R$ 55,7 bilhões, em 2012. Isso representa um salto de 153,2%. Os dados são de um estudo do instituto Data Popular divulgado nesta quarta-feira (22).

Para o mercado da moda, a classe C deve ser mais lucrativa do que a elite neste ano. A previsão é de que as classes A e B gastem R$ 45,5 bilhões para renovar o guarda-roupa, cerca de R$ 10 bilhões a menos do que a nova classe média deve desembolsar.

Não só os ricos investem em peças de grifes. Entre os "emergentes", 58,7% disseram gostar de vestir roupas de marca. O principal motivo é que elas duram mais (para 53% da nova classe média) e são mais bonitas (24,6%).

"Já se foi o tempo em que a Classe C só comprava produto baratinho e de baixa qualidade", diz Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular. "Ainda são poucos os empresários que conseguem visualizar estes consumidores e abocanhar esta fatia inexplorada", afirma.

A região onde a classe média deve gastar mais dinheiro com moda é o Sudeste, com quase metade dos gastos: R$ 26,5 bilhões (48%). Em seguida aparecem as regiões Nordeste, com R$ 10,7 bilhões (19%), e Sul, com R$ 9,9 bilhões (18%).