Comércio do Rio pode ter crescimento de até 9,6% nas vendas de Natal
A menos de dois meses do Natal, os estabelecimentos do Rio de Janeiro já se esforçam para aumentar as vendas nas festas de fim de ano. Segundo a Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), neste período pode haver um crescimento de 9,6%, com base nas pesquisas feitas com empresários. As pesquisas mostram que 70,5% dos 2.122 empresários entrevistados acreditam que o faturamento será maior do que o registrado em 2011, ano em que esta parcela havia sido de 65,5% com relação a 2010.
O economista da Fecomércio Cristian Travassos disse que a preparação para o Natal já pode ser vista nas lojas: estão sendo decoradas com enfeites de Papai Noel. As lojas também realizam promoções no intuito de chamar a atenção do consumidor. De acordo com o economista, no ano passado as vendas avançaram cerca de 3% com relação a 2010 e 5% em relação ao ano anterior. "São valores percentuais que se inserem no contexto de bases anuais, crescendo em cima de um patamar elevado”, avaliou.
Segundo o economista, para esse ano há uma expectativa de que o mercado de trabalho crescente contribua para o movimento das vendas. Para ele, a parcela paga do décimo terceiro salário e o incentivo para as vendas, via redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis, por exemplo, favorecerão as vendas para a data. "Nesse caso a gente caminha para um Natal que vai ser beneficiado por esse tipo de exoneração. No entanto, a gente tem um processo de endividamento das famílias que pode ser amenizado com essa entrada de recursos", disse.
O diretor da Sociedade dos Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), um dos maiores centros comerciais de rua do estado, Gabriel Habib Neto, observou que as vendas do Natal do ano passado não atenderam as expectativas de expansão de 15%, alcançando somente 10%.
Já o gerente de uma lojas de roupas localizada no Saara Camal Calaum afirmou que sacoleiros, pequenos feirantes e comerciantes já procuram por peças para revenda em sua loja. Segundo o gerente, com a proximidade do verão há um aumento nas vendas de produtos de praia. "Saem roupas cavadas, bermudas e outros itens de linha praiana, ainda mais agora com a chegada do verão", ressaltou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.