IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Consumidores receberam R$ 438 mi em compensação por falta de luz em 2012

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 09h40

Os consumidores de energia elétrica receberam R$ 437,8 milhões em compensação por interrupções no fornecimento de energia elétrica em 2012, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira (14).

O valor é maior que o registrado no ano de 2011, quando os consumidores do país receberam R$ 397,2 milhões.

Os brasileiros ficaram, em média, 18,65 horas sem luz em 2012, de acordo com o balanço da Aneel. O número ultrapassa o limite estipulado pela agência, que foi de 15,87 horas.

Celpa (PA), Celg-D (GO), Light (RJ), Cemig-D (MG) e Cemat (MT)

A concessionária que mais gastou para “indenizar” os consumidores no ano passado foi a Celpa, do Pará, que teve de desembolsar R$ 67,07 milhões. Parte desse montante poderá ser destinado para investimentos em sua área de concessão, segundo uma resolução de 30 de outubro de 2012.

Em segundo lugar no ranking das concessionárias que mais pagaram compensações em 2012 aparece a Celg-D, de Goiás, com R$ 52,7 milhões, seguida pela Light, do Rio, que devolveu R$ 46,5 milhões aos consumidores.

O quarto lugar ficou com a Cemig-D, de Minas Gerais, que compensou R$ 34,8 milhões, e em quinto aparece a Cemat, de Mato Grosso, com um valor total de R$ 24,5 milhões.

Quantidade de compensações

Foram pagas 98,7 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais de Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC) e Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (DMIC).

A quantidade de compensações não é necessariamente igual ao número de consumidores compensados, já que um mesmo consumidor pode ser compensado mais de uma vez no ano.

A ANEEL estabelece limites para esses indicadores e, quando esses limites são ultrapassados, a distribuidora deve compensar financeiramente os clientes.

A compensação é automática, e deve ser paga em até dois meses após o mês de apuração do indicador (mês em que houve a interrupção). As informações referentes aos indicadores de continuidade estão disponíveis na fatura de energia elétrica.