IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Em meio a crise, rainha da Inglaterra ganha aumento de 5 mi de libras

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em Sâo Paulo

02/04/2013 16h49

A rainha Elizabeth 2ª ganhou um aumento de 5 milhões de libras por ano, que será pago pelos contribuintes, para cobrir gastos da família real. As informações são do jornal britânico "The Guardian".

O aumento ocorre em meio à crise econômica que atinge a Europa. O Reino Unido não faz parte da zona do euro, onde os problemas são mais fortes, mas também sente os efeitos da crise. A própria rainha já criticou banqueiros pela crise.

Ela passará a receber 36,1 milhões de libras (16,4% a mais) por ano, ante 31 milhões em 2012, quando já recebeu 1 milhão de libras a mais por causa da comemoração de seu jubileu de diamante.

A quantia cobre as despesas dos palácios reais da Inglaterra e custos de viagem para que a rainha participe de eventos oficiais.

De acordo com o site oficial da monarquia britânica, o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha, possui 775 salas. Dentre elas, 19 são salas de Estado, 52 são quartos de hóspedes, 188 são quartos de funcionários, 92 são escritórios e 78 são banheiros. 

A rainha Elizabeth recebe o equivalente a 15% dos lucros do chamado fundo da Coroa. Em 2011, os lucros do fundo foram de 240,2 milhões de libras, o que resultaria nos 36,1 milhões a serem pagas para a rainha, segundo o jornal. O valor pago é sempre o lucro do fundo de dois anos atrás.

Do valor total, 10 milhões de libras são gastos em salários dos funcionários reais (desde porteiros a chefes da cozinha real). Esses salários estiveram congelados por vários anos.

Os valores de gastos declarados pela realeza não incluem a segurança policial dada aos membros da monarquia.