Feira faz curso para ensinar novo rico a comprar barco de luxo
Matheus Lombardi
Do UOL, em São Paulo
25/04/2013 11h00
Mais acostumados aos feirões de carros, um número cada vez maior de brasileiros tem 'invadido' um tipo de evento antes destinado apenas aos muito ricos: as feiras de barcos de luxo.
O setor, que movimentou US$ 800 milhões no ano passado e deve dobrar de tamanho até 2020, 'descobriu' esse novo tipo de cliente e tenta se adaptar aos novos tempos.
Organizar uma programação especial para esse novos endinheirados já virou obrigação nos maiores eventos do setor.
Jovens bem-sucedidos
Segundo especialistas, o grupo dos 'novos ricos' é formado por jovens bem-sucedidos em suas carreiras, que já possuem imóveis e carros. Eles querem e até podem comprar uma lancha, mas não têm a menor ideia de como fazer isso.
De acordo com o diretor técnico do Rio Boat Show, Márcio Dottori, a maior parte dos alunos é formada por jovens profissionais e empresários, que estão tendo sucesso em suas carreiras e vislumbram a possibilidade de comprar um barco nos próximos anos.
"Eles compram um barco menor, e a medida que vão crescendo profissionalmente, vêm com o sonho de comprar um barco maior. Muitos tem proximidade com amigos que já possuem barcos, mas não entendem do assunto. Nossa abordagem é para quem não sabe e não tem ideia de qual barco comprar", disse.
Entre as dicas que serão passadas na palestra estão os custos com a manutenção da embarcação e os critérios para a escolha do melhor modelo, de acordo com o perfil do proprietário.
Luciano Huck tem iate de R$ 12 milhões
Embarcações de até R$ 14 milhões poderão ser admiradas de perto pelos frequentadores da Rio Boat Show. Entre os destaques, um iate Schaefer 800, avaliado em R$ 12 milhões, igual ao que o apresentador Luciano Huck comprou em fevereiro. Com capacidade para 23 pessoas, a lancha tem ainda teto solar, garagem para jet-ski, quatro suítes e um salão, que inclui sala de jantar e de estar.
Opções mais 'baratas' também chamam a atenção dos visitantes. Os premiados Prestige 50 (por R$ 3,65 mi) e Segue 58 (R$ 3,6 mi) oferecem opções de interior com adega de vinhos e churrasqueira, por exemplo. É a primeira vez que o estaleiro francês exibe a linha Prestige completa no Brasil.
A 16º edição do Rio Boat Show está sendo realizada no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, e vai até quarta-feira (1º). O ingresso custa R$ 40.