IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Bombardier faz recall de acelerador de barco por risco de lesão e até morte

Do UOL, em São Paulo

03/12/2013 13h17

O Procon-SP divulgou comunicado informando sobre recall da Bombardier Recreational Products (BRP), que fabrica, entre outros, equipamentos para barcos no Brasil. O recall se refere a uma espécie de acelerador de barcos, que apresentou um defeito com risco de lesão grave e até morte.

Segundo o Procon-SP, a empresa convocou, nesta terça-feira (3/12), os consumidores que possuem em suas embarcações o sistema de controle eletrônico Icon, acionamento simples ou duplo, com montagem de top, para que entrem em contato com  um revendedor autorizado para revisão e, se necessária, a troca deste componente.

Segundo o site da empresa, o Icon é um sistema de aceleração e troca eletrônica usado com os motores de popa Evinrude. Serve para barcos pequenos e grandes.

De acordo com o comunicado do Procon-SP, a empresa informa ter constatado que as alavancas dos controles eletrônicos podem ter sido montadas incorretamente e se se separar da base, com risco de perda de aceleração e controle da embarcação.

Nessas condições, poderá ocorrer lesões graves, inclusive a morte do operador, passageiros e terceiros. O uso do equipamento deverá ser suspenso.

A empresa atende por telefone (19) 3783-9600 ou e-mail posvenda@brp.com.

A BRP não havia distribuído mais informações até a publicação desta reportagem.

Segundo a assessoria de imprensa da BRP, a empresa surgiu ligada à companhia canadense de aviação Bombardier, mas agora são companhias separadas. A Bombardier é concorrente da brasileira Embraer.