Topo

Banco oficial não vai mais emprestar dinheiro com taxa vantajosa, diz Levy

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 10h48

A era de empréstimos de bancos públicos (como BNDES) para empresas com taxas baixas e "vantajosas" acabou. A afirmação foi feita pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante sua exposição na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça-feira (31).

O ministro elogiou as políticas sociais e de incentivo da economia adotadas até agora pelo governo federal, mas disse que as condições mudaram, e agora o país não tem mais como sustentar isso.

Segundo o ministro, nos últimos anos os bancos públicos concederam empréstimos a empresas de "R$ 460 bilhões com taxas muito vantajosas, abaixo da inflação para muitos setores. Essa política já completou seu curso, tem de ser modificada."

Levy disse que o país teve mais recursos quando os preços de commodities (como minério de ferro, usado para produção de aço) estava alto, e o Brasil exportou muito para a China. Agora, os preços estão menores e a China está consumindo menos.

"Nós aproveitamos bem o ciclo das commodities, mas agora esse ciclo perdeu força. Temos de estar preparados para realocar prioridades na nossa economia."

O ministro disse que o mundo mudou e isso exige alteração na política econômica brasileira também. Ele afirmou que é preciso suspender as isenções de impostos (renúncias fiscais).

Ao cortar impostos, o governo estimula a economia, pois os empresários e os consumidores podem produzir e comprar mais. No entanto, o governo perde arrecadação também.

"Algumas condições que levaraam a algumas renúncias fiscais se alteraram. Talvez algumas [renúncias] deem conforto, mas o quadro que deu origem a elas desapareceu."

O ministro foi convidado ao Senado para explicar o ajuste fiscal (cortes de verbas e incentivos do governo federal). O Congresso tem de aprovar as medidas propostas pelo governo federal, mas vê os cortes com restrições.

Levy diz que alta na luz ensina custo da produção ao consumidor

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Banco oficial não vai mais emprestar dinheiro com taxa vantajosa, diz Levy - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia