Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quarta, 17 de agosto

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

17/08/2016 20h23

Mercado em alta

O Ibovespa fechou hoje em alta de 0,8%, com 59.323,83 pontos. Esse é o maior nível desde 5 de setembro de 2014, quando a Bolsa fechou com 60.681,98 pontos. O ganho acumulado neste ano é de 36,85% -o maior percentual registrado em 2016.

A alta de hoje foi puxada, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Petrobras, da Vale e dos bancos.

Também teve alta o dólar comercial, com 0,55%, cotado em R$ 3,212. Foi o quinto avanço seguido da moeda norte-americana. O dia foi marcado pela ata do Fed (BC dos EUA) sobre juros e por nova intervenção do Banco Central brasileiro no mercado de câmbio.

Leia mais
 


Desemprego sobe

O desemprego subiu em todas as grandes regiões do país no segundo trimestre deste ano em relação mesmo período de 2015, de acordo com dados do IBGE.

Considerando todos os locais, a taxa ficou 11,3%, conforme pesquisa já divulgada pelo instituto. A maior taxa foi observada no Nordeste. Em um ano, o índice de desemprego subiu de 10,3% para 13,2%. No primeiro trimestre deste ano, o índice havia ficado em 11,4%.

Leia mais
 


Melhorou um pouquinho

O Ministério da Fazenda revisou a projeção para o crescimento da economia em 2017 de 1,2% para 1,6%. A revisão vai levar também a uma alteração na projeção de arrecadação para o próximo ano, o que reduz as chances de um aumento de tributos.

As estimativas vão servir de base para a elaboração da proposta de Orçamento de 2017, que será entregue ao Congresso até o dia 31 de agosto.

Leia mais
 


Cartão fidelidade

Em meio ao cenário de juros altos e maior restrição nas concessões de crédito, os consumidores diminuíram a posse de cartão de crédito e aumentaram o uso de cartões de lojas e supermercados.

O percentual de consumidores que usavam cartão de crédito caiu de 42% em 2015 para 40% em 2016. Já o total que usava cartão de loja e supermercados avançou de 25% para 28% no período, maior patamar em pelo menos dez anos. Os dados são da Fecomércio-RJ em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos.

Leia mais
 


Protesto na Mercedes

Cerca de 7.000 trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP) fizeram manifestação na cidade contra a demissão de aproximadamente 2.000 pessoas.

Na segunda (15), a produção da unidade foi suspensa e cerca de 10 mil funcionários — quase toda a mão de obra da fábrica — estão em licença remunerada, sendo que 1.400 já estavam nessa situação desde fevereiro. A montadora atribui a medida à queda na demanda em razão da desaceleração econômica.

Leia mais
 


Falha no Android

A empresa de segurança digital Lookout anunciou a descoberta de uma falha no protocolo TCP, um dos mais usados na internet. A falha impacta quase 80% dos telefones com Android no mundo, porcentagem equivalente a cerca de 1,4 bilhão de dispositivos, que usariam desde a versão KitKat (4.4) do sistema até a mais recente, a Marshmallow (6.0).

A vulnerabilidade permite que criminosos virtuais interfiram nos acessos à web para espionar as vítimas. O risco existe especialmente em ataques direcionados que seriam capazes de acessar e manipular informações confidenciais não criptografadas, incluindo e-mails corporativos, documentos ou outros arquivos.

Leia mais
 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quarta, 17 de agosto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia