Agência de publicidade terá curso gratuito para mulheres em SP
Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em São Paulo
08/03/2019 14h19
A Publicis apresenta a segunda edição do "Entre", programa que pretende estimular a presença de mulheres nos departamentos de criação das agências de publicidade.
A iniciativa gratuita escolherá 30 universitárias que estejam cursando faculdades de comunicação ou áreas correlatas na Grande São Paulo para um curso de três meses na empresa.
Veja também
- Dia Internacional da Mulher: os únicos seis países que garantem direitos iguais a homens e mulheres
- Mulheres criam grupos de apoio a funcionárias em áreas de maioria masculina
- Desigualdade diminui 1 ponto, mas mulher ainda ganha 20,5% menos que homem
- Agências de publicidade realizam debates e lançam cartilha contra o assédio
As candidatas poderão se inscrever entre os dias 11 e 22 de março no site da iniciativa. Os nomes das alunas selecionadas serão revelados no dia 3 de abril. As aulas, que serão ministradas sempre aos sábados, começam no dia 13 de abril e vão até 17 de agosto.
Elaborado com o objetivo de avançar na promoção da equidade de gênero na área de criação de agências de publicidade, o curso tem o apoio institucional da ONU Mulheres e com o apoio técnico da Adobe.
Pouca representatividade na criação
"Sabemos que ainda estamos engatinhando em direção à equidade de gênero na área de criação, mas acreditamos que o Entre é uma ferramenta para fortalecer a autoconfiança de universitárias que sonham em seguir essa carreira. Também amplia a conscientização do nosso público interno e do mercado em relação ao tema", afirma Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis.
Uma pesquisa publicada pelo jornal Meio & Mensagem em janeiro deste ano aponta que o número de mulheres na área de criação das agências de publicidade brasileiras tem crescido lentamente nos últimos anos.
O levantamento, realizado junto a 30 das principais agências do país, mostra que a ala feminina corresponde atualmente a 26% do total de profissionais da área --atuam 1.544 criativos nas agências pesquisadas, sendo apenas 409 mulheres. Em dezembro de 2015, data do primeiro estudo, esse número era de 20%.
Nas funções de liderança, a presença de mulheres era de apenas 6% em dezembro de 2015. Este número, agora, é de 14%.
Ainda segundo o levantamento, as agências com mais mulheres no departamento de criação são BETC/Havas, Escala, Fbiz, FBC e Grey.